A Administração de Noronha, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, está convocando agentes e artistas de diversos segmentos e linguagens, associações e grupos culturais do arquipélago para se cadastrarem no primeiro Censo Cultural de Pernambuco. A ação começou nesta segunda-feira (2), em todo o estado.
De acordo com o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Thiago Correia, o cadastro para o Censo está disponível no endereço www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/2883. A iniciativa é do Observatório de Indicadores Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE) e tem como finalidade mapear os agentes e as especificidades culturais do estado.
A gerente de Cultura de Fernando de Noronha, Virginia Anghinoni, destaca a importância da realização desse Censo. “Através desse cadastramento, o artista vai poder contribuir para a realização de ações voltadas para o segmento. Um dos objetivos é aprimorar as políticas públicas desenvolvidas pela Secult e Fundarpe, como também a política nacional Aldir Blanc e as demais, para que se tornem mais eficazes e inclusivas”, diz.
Nessa ação também será possível realizar o mapeamento dos grupos, equipamentos e patrimônio cultural do estado. “Tudo isso em busca de fortalecer a identidade cultural local”, ressalta Virginia Anghinoni.
Ela explica ainda que, ao acessar o Censo na plataforma, o artista vai se deparar com dois modelos de formulário: o de agentes, que engloba questões específicas das linguagens, expressões artísticas e culturais, e o de equipamentos, que aborda questões voltadas para o espaço e também sobre o responsável pelo local.
“Caso o agente cultural desenvolva uma linguagem artística específica e também seja responsável por um equipamento, terá que responder os dois formulários”, frisa Virginia.
Quem tiver dúvidas sobre o Censo e o preenchimento dos formulários pode procurar a Gerência de Cultura de Fernando de Noronha, que está funcionando no prédio do Memorial Noronhense Espaço Cultural Marieta Borges, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h, ou entrar em contato pelo WhatsApp (84) 99928-7058.
“O prazo para o cadastramento vai até 2 de abril de 2025, mas, o quanto antes fizer, melhor para o artista aproveitar as oportunidades culturais do estado”, conclui Thiago Correia.