Atividades colaborativas movimentam localidades da RMR até março de 2025
A Tintas Iquine iniciou uma série de ações na Região Metropolitana de Recife, em julho, em parceria com o coletivo de artistas visuais “DuBom Prod.”. O intuito é promover inclusão social e intercâmbio cultural entre artistas e moradores das comunidades. A primeira parte da ação colaborativa foi entregue ao bairro Ilha de Deus, na Imbiribeira, quando artistas do coletivo fizeram um mutirão para pintar o anfiteatro da comunidade e os muros da localidade, gerando interação com os moradores e trocas de conhecimento, além de outras atividades como oficina de pintura. A segunda fase desta intervenção conjunta está prevista para ser concluída até o final de agosto, quando uma empena será inaugurada na entrada da região. Outras quatro ações semelhantes em diferentes comunidades estão previstas para acontecer entre setembro deste ano e março de 2025.
O objetivo do projeto de autoria da DuBom é despertar os jovens para a arte, assim como, promover a melhoria de espaços e presentear as comunidades, com experiências valiosas de troca, que vão desde a realização da pintura, a refeições comunitárias. De acordo com a diretora Executiva do coletivo, Érica Carneiro, “A intenção é promover, a cada dois meses, Intervenções Artísticas Coletivas – IAC’S – com atividades voltadas para a cultura Hip Hop e popular do estado, incentivando iniciativas de inclusão social, economia criativa e circular através da arte.”, afirma. “Estimamos impactar um público de, ao menos 50 pessoas, para além dos próprios moradores da comunidade”, destaca Carneiro.
O coletivo “DuBom Prod.” é uma equipe formada por artistas visuais e colaboradores que se faz presente na periferia dos bairros através da pintura de paredes, oficinas, pocket shows, batalhas de MCs,tag e breaking, loja colaborativa, exposição de arte com artistas periféricos e demais possibilidades, procurando se adaptar de acordo com as necessidades de cada comunidade. Dentre as próximas ações previstas em parceria com a Iquine estão a “ll Mostra de artes visuais Casa Balea”, no Carmo, em Olinda, e a contemplação de outras intervenções distribuídas pela Região Metropolitana do Recife. “O foco é, além de apresentar elementos da cultura e da arte, encorajar a criatividade e a expressão artística dos jovens das regiões contempladas e redondezas como forma de resgatar a autoestima e apresentar novos caminhos, muitas vezes nem cogitados”, defende a representante da DuBom Prod.
A Tintas Iquine colabora com doações de materiais de tinta e sprays, incentivando as atividades de pintura nas comunidades, a arte e a revitalização dos espaços por meio do trabalho voluntário dos artistas visuais periféricos. De acordo com a Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine Magaly Marinho, a atitude simboliza a resiliência e a determinação de comunidades que, muitas vezes, são marginalizadas ou negligenciadas pelo circuito cultural. “É muito importante esse trabalho da DuBom de envolvimento com as comunidades levando artistas para um intercâmbio de ideias e revitalização de ambientes possibilitando momentos de lazer, socialização e cultura aos moradores da região e visitantes”, afirma.