As atrizes Klara Castanho e Karine Teles entram no set de filmagens de “#SalveRosa”, novo filme de Susanna Lira (“Torre das Donzelas”, “Mussum, Um Filme do Cacildis” – distribuídos pela Elo Studios), no início de agosto.
Com ideia original de Mara Lobão, e roteiro de Ângela Hirata Fabri, o suspense acompanha Rosa (Klara Castanho), de 12 anos, a influenciadora digital do momento. Com milhões de seguidores curiosos sobre seus reviews de brinquedos, Rosa é uma verdadeira mina de ouro, responsável pela mudança com sua mãe, Dora (Karine Teles), para um condomínio fechado no Rio de Janeiro. Dora não mede esforços para cuidar de cada passo da carreira da filha. Neste thriller repleto de reviravoltas, nada é o que parece ser.
“A história de #SalveRosa é tão impactante que me senti desafiada como diretora a traduzir para o cinema esse drama tão contemporâneo e visceral. Para contar essa história tenho o melhor elenco que podia sonhar: Karine Teles , Klara Castanho, Indira Nascimento e Ricardo Teodoro incorporam personagens fascinantes e complexos. Me sinto inspirada e cheia de entusiasmo em pensar em como esse suspense pode chegar até o coração do público, nos fazendo refletir sobre as vidas “vendidas” nas redes sociais”, diz a diretora do filme, Susanna Lira.
Produzido pela Panorâmica em coprodução com a Elo Studios e a Paramount Pictures, “#SalveRosa” joga luz sobre o fenômeno dos criadores de conteúdo e sua exposição nas redes sociais. Qual a realidade da vida de quem está à frente das câmeras? No que acreditar?
“Essa é a estreia da Panorâmica no gênero thriller e estamos muito animados por fazer um filme com uma história absolutamente única, cheia de camadas e surpresas. O filme trata de temas atuais como a exposição de crianças na internet e a maternidade solo. Ao mesmo tempo em que é um filme de personagem e conseguimos reunir esse elenco fantástico, que entrega tudo. Então acreditamos que o filme tem todos os elementos necessários para chamar a atenção do público.”, diz a criadora do projeto e sócia da Panorâmica, Mara Lobão.
Com filmagens que devem acontecer até setembro deste ano, “#SalveRosa” terá o Rio de Janeiro como cenário de fundo.
“‘#SalveRosa’ promete ser um marco do cinema nacional trazendo um gênero pouco explorado para o grande público. Com protagonistas fortes, direção e produção experientes, tenho certeza que temos aqui um sucesso de bilheteria! Além disso, é um enorme prazer trabalhar com pessoas que tanto admiro”, encerra Sabrina N Wagon, CEO da Elo Studios.
Ficha técnica
Produção e Supervisão Artística: Mara Lobão e Rodrigo Montenegro
Direção: Susanna Lira
Roteiro: Angela Hirata Fabri
Produção Executiva: Vanessa Jardim
Line Producer: Leila Lobão
Diretora de Fotografia: Lilis Soares
Diretora de Arte: Monica Palazzo, ABC
Figurinista: Renata Russo
Caracterizador: Luiz Gaia
Trilha Sonora: Flavia Tygel
Técnico de Áudio: Marcel Costa
Gaffer: Marcello Pecis
Maquinista Chefe: Edu Mourão
Susanna Lira:
SUSANNA LIRA é cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, com especialização em biopolítica criminal. É Mestranda em Psicanálise. Criou e dirigiu o drama policial Rotas do Ódio, 18 x 60’ (4 temporadas) para Universal Channel, exibido também na FOX Premium e no Globoplay. Seus trabalhos mais recentes são: série Jessie & Colombo (Globoplay), série “Adriano Imperador” para a Paramount e “Casão, num jogo sem regras” para o Globoplay. Também foi diretora geral da série de ficção de 10 episódios intitulada “Não foi minha culpa” para a Star +.
Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para alguns dos principais veículos de comunicação, entre os quais: Globoplay, Disney, HBO, Paramount +, Universal Channel, Al Jazeera, TV Globo, Canal GNT, TV Cultura, TV Brasil ,Canal Futura, SESCTV, TV CAMARA, Cinebrasil TV, Canal Curta, Fashion TV e Multishow. Tem uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival de Cine Independente de Mar del Plata 2016 na Argentina, com a mostra “Susanna Lira – Hasta el limite”; no Festival Tenemos que ver no Uruguai em 2018 e no Festival FEMCINE, no Chile em 2019.
No Brasil, foi homenageada em 2021 com a Mostra SUSANNA LIRA organizada pelo Infinitto Festival. Já dirigiu 15 longas metragens e dezenas de curtas e séries. Entre seus filmes de maior destaque estão: NADA SOBRE MEU PAI (É Tudo Verdade, 2023); A MÃE DE TODAS AS LUTAS (2021); PRAZER EM CONHECER (2020); TORRE DAS DONZELAS (2018); MUSSUM, UM FILME DO CACILDIS (2018); LEGÍTIMA DEFESA (2017); CLARA ESTRELA (2017); INTOLER NCIA.DOC (2016); MATARAM NOSSOS FILHOS (2016); LEVANTE! (2015); DAMAS DO SAMBA (2015); PORQUE TEMOS ESPERANÇA (2014); UMA VISITA PARA ELIZABETH TEIXEIRA (2011); POSITIVAS (2010); CONTRACENA (2009); CÂMERA, CLOSE! (2005).
Panorâmica:
PANORÂMICA é uma produtora independente, fundada em 2003 por Mara Lobão, membra da International Academy of Television, Arts & Science, e Rodrigo Montenegro, que já criou e produziu mais de 60 séries de diferentes formatos e 10 longas-metragens do gênero Kids&Family. Desenvolve e produz conteúdo original de todos os gêneros para os principais streamings do mercado como Netflix, Amazon, Globoplay, HBO Max, entre outras e também para o cinema com Disney, Downtown, Warner, Fox, Paris Filmes, Galeria, Vitrine, Elo Studios, entre outros.
A Panorâmica é a principal produtora de filmes infanto-juvenis do Brasil, tendo vasta experiência em adaptações de best-sellers brasileiros. A produtora desenvolveu e produziu grandes marcas, como a franquia UM ANO INESQUECÍVEL (2023), Original Amazon Prime Video, composta por 4 filmes – Primavera, Verão, Outono e Inverno – baseados nos 4 contos do livro homônimo e sucesso de vendas; FAZENDO MEU FILME baseado na série de livros juvenis mais vendida no Brasil, da autora Paula Pimenta – estreia no 2º sem de 2023 e AS AVENTURAS DE POLIANA – O FILME, coprodução e distribuição da Warner Bros, um spin-off das novelas “As Aventuras de Poliana” e “Poliana Moça” que têm altos índices de audiência no SBT com estreia prevista para o no 2º sem de 2023.
A produtora desenvolveu também as marcas kids&family de grande sucesso: GABY ESTRELLA, 126 x 30’, para o Gloob, indicada ao Emmy Kids Awards, BANFF Awards e APCA Awards, GABY ESTRELLA: O FILME (2018) – Spin off da série; CONFISSÕES DE UMA GAROTA (2021), Original Netflix, top 10 em mais de 40 países. Produziu também TUDO POR UM POP STAR (2018), baseado no best seller de Thalita Rebouças e CINDERELA POP (2019), top 10 na Netflix em mais de 11 países. Em 2023 a produtora também gravará as sequências desses últimos 2 títulos.
Além disso, a Panorâmica tem bastante experiência com outros gêneros como a ação/aventura SEM VOLTA, 13 x 60’, para TV Record e A&E; o drama policial ROTAS DO ÓDIO, 18 x 60’, para Universal Channel, exibido também no Globoplay; o drama investigativo OS AUSENTES, 10 x 45’ série Original HBO Max, indicado para Prêmio APCA 2022 de melhor série, Prêmio ABC 2022 de melhor Direção de Arte, SEC Awards 2022 para Melhor Ator em Série Nacional e CCXP Awards 2022 para Melhor Atriz em Série; o sitcom CENTRAL DE BICOS para o Multishow. Na área de não-ficção, produziu formatos como INTERVENÇÃO BRAZIL para A&E e CAT FISH BRAZIL para MTV/VIACOM e produz, desde 2020, o TVZ AO VIVO para o Multishow.
Além disso, a produtora realizou Programa Globosat de Desenvolvimento de Roteiristas que capacitou mais de 400 profissionais da indústria audiovisual brasileira. O projeto trouxe ao Rio importantes nomes da indústria como Marta Kauffman (Friends), Anthony Zuicker (CSI), Darren Starr (Sex and the City) e o mestre de roteiros Robert Mckee, com seus seminários famosos em todo o mundo: HISTÓRIA E GÊNERO.
Elo Studios
A ELO STUDIOS é uma referência no setor audiovisual, dedicada à produção, financiamento e distribuição de conteúdo que reflete a diversidade do público brasileiro e busca entreter e impactar positivamente uma ampla audiência. ELO STUDIOS é responsável por produções originais aclamadas como “Caindo na Real” (TELECINE), “Avenida Beira Mar” (vencedor de Melhor Direção no Festival Internacional de Guadalajara), “Divinas” (Lifetime), “Lupi e Baduki” (HBO Max), “Desafio Impossível” (Disney+), “Trace Trends” (Globoplay) e “You Are Not a Soldier” (HBO Max, Hot Docs).
A empresa também produz e distribui conteúdos de branded entertainment com foco em
entretenimento de impacto. Entre os casos de sucesso estão “Contar para Viver” (contra a
discriminação – Unesco/Cappuccino) e “A Verdade da Mentira” (combate a fake news – History Channel/IT&E).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, exibidos em mais de 100 países e premiados internacionalmente. Do seu catálogo, mais de 120 longas-metragens foram lançados em cinemas brasileiros, incluindo “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022.
O lineup de 2024 inclui 12 títulos, como as comédias “Viva a Vida” com Thati Lopes e Rodrigo Simas; “Caindo na Real” com Evelyn Castro e o cantor Belo; e “Saideira” protagonizado por Thati Lopes e Luciana Paes.
Liderada por Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), Ruben e Flavia Feffer, a ELO STUDIOS promove a pluralidade de histórias na frente e atrás das câmeras através de iniciativas como o SELO ELAS – uma incubadora que potencializa filmes dirigidos por mulheres, tendo atendido mais de 40 diretoras.
Paramount Pictures Brasil
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica – Laços” (2019), “Turma da Mônica – Lições” (2021) e Minha Irmã e Eu (2023) entre outros.