Foto: Gabriel Santana/Sedepe
O serviço funciona na Casa do Trabalhador, no centro do Recife, oferecendo roupas para participantes de entrevistas de emprego
Com o objetivo de fortalecer o apoio a quem busca uma colocação no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) está ampliando a arrecadação de peças para o Cabide Solidário. O serviço, que vem funcionando a partir de doações dos colaboradores da própria Secretaria e outros órgãos do Estado, passa a receber roupas, calçados e acessórios também da população em geral. O ponto de coleta funciona na Casa do Trabalhador, no centro do Recife.
“O propósito do Cabide Solidário é contribuir com a autoconfiança das pessoas que participam de uma entrevista de emprego. Sabemos que qualificação e experiência pesam muito nesse processo, mas a sensação de estar bem apresentável também conta. A ideia é um dos resultados das muitas pesquisas que fizemos, percorrendo o Brasil, em busca de boas referências e inspirações para atender, de forma cada vez mais completa, às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma a secretária Amanda Aires.
COMO DOAR – Os interessados em contribuir com o Cabide Solidário devem entregar os objetos no guichê dois do hall de atendimento da Casa do Trabalhador, localizada na Rua da Aurora, 425, Boa Vista, área central do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É importante ressaltar que as peças a serem doadas devem ser adequadas para uso em entrevistas de emprego, o que não contempla itens de moda praia, por exemplo. Em caso de dúvidas, pode ser feito contato por meio do WhatsApp 81 98494-0641.
A administradora de empresas Jeine dos Santos, moradora do bairro do Torreão, na Zona Norte do Recife, foi uma das primeiras a participar da campanha. “Eu já costumo fazer doações de roupas e alimentos a pessoas em vulnerabilidade. Quando soube dessa ação, eu me senti ainda mais motivada. Eu também já passei por situações de precisar de roupa para trabalhar, já peguei bolsa emprestada para ir fazer entrevista. Então, me lembrei disso e vi que também podia ajudar”, revela a voluntária.
Com o engajamento da equipe de colaboradores da própria secretaria e de outros órgãos do Estado, já foram arrecadadas mais de 300 peças masculinas e femininas, entre roupas, calçados e acessórios. São produtos novos ou em bom estado, de tamanhos variados, adequados para o uso em ambiente corporativo. Assim, as pessoas atendidas na Casa do Trabalhador e encaminhadas para uma entrevista de emprego podem solicitar, ainda no guichê de atendimento, o acesso ao cabide, onde podem escolher e provar a vestimenta. As peças escolhidas não precisam ser devolvidas após a participação do candidato no processo seletivo.
FUNCIONAMENTO – O Cabide Solidário começou como uma ação pontual, estruturada para o primeiro Feirão de Empregos realizado pela SEDEPE em outubro de 2023, no Recife. Diante da grande adesão do público presente, a pasta decidiu oferecer o serviço de forma contínua. Então, desde o dia 18 de março deste ano, quando Pernambuco inaugurou a primeira Casa do Trabalhador do país, foi aberto dentro dela o espaço de funcionamento do Cabide Solidário.