Empresa forneceu aeronaves para proporcionar mais agilidade ao prestigiado evento
Entre os dias 09 e 17 de agosto, a cidade de Gramado no Rio Grande do Sul se transformará na cidade da arte, cultura e entretenimento. Isso porque a bela cidade gaúcha será a sede da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, a mais importante e prestigiada premiação do setor audiovisual brasileiro.
Para dar mais agilidade e facilitar o deslocamento até a cidade, o translado de convidados e artistas será feito de helicóptero pela Helisul, empresa que atua na região desde 2023, operando voos panorâmicos entre Gramado e Canela.
“Estão previstos mais de 20 voos saindo dos aeroportos de Canoas e Caxias do Sul com destino ao heliponto de Canela, cidade vizinha ao Festival. De lá, os artistas seguem de carro para Gramado – um trecho de cerca de 20 minutos”, explica Bruno Biesuz, superintendente operacional da Helisul.
Como muitas estradas ainda estão comprometidas, por meio do transporte da Helisul o deslocamento será facilitado, proporcionando mais conforto e segurança aos convidados e todos os envolvidos, para que o festival possa ocorrer da melhor maneira e sem prejuízos ou atrasos.
Muito mais do que o transporte: um sopro de ar puro
As chuvas que ocorreram entre abril e maio de 2024 impactaram todo o Rio Grande do Sul, e Gramado não ficou ilesa. Na ocasião, os helicópteros da Helisul estiveram presentes. Agora, a empresa participa novamente da história da cidade de Gramado, num cenário de reconstrução e otimismo.
Esta iniciativa não apenas vai agilizar o transporte dos convidados do festival, mas também ajudará no fomento da cultura e retomada do fôlego turístico dessa região tão exuberante do Rio Grande do Sul. “Ficamos muito felizes em fazer parte desta ação, porque entendemos a importância do festival para o Brasil e para o mundo, sendo um patrimônio da nossa cultura”, comenta Bruno Biesuz.
A Serra Gaúcha é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul, tendo Gramado como um verdadeiro cartão postal da região. A retomada do turismo é fundamental para o fomento da economia local e, por consequência, da recuperação da cidade como um todo. “Por isso, a iniciativa da Helisul é tão significativa para a bela cidade e para toda a região”, finaliza Biesuz.
Sobre a Helisul
A empresa brasileira Helisul atua no mercado de aviação há 51 anos. Fundada em Foz do Iguaçu, é uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina. Com mais de seiscentos funcionários, possui uma frota de 55 aeronaves, 24 hangares e 14 bases espalhadas pelo Brasil. Em 2024, a empresa anunciou a aquisição total da Ecocopter, empresa chilena líder no setor de asas rotativas no Cone Sul. A operação estratégica não apenas expandiu a presença da Helisul para o mercado internacional, mas também estabeleceu a empresa como a maior operadora de serviços aéreos com helicópteros da América Latina, passando a operar em três países: Brasil, Chile e Equador.
O portfólio da organização abrange um amplo espectro de serviços aéreos especializados (SAE) com helicópteros e aviões; hangar e suporte terrestre para aeronaves de terceiros (FBO); manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves; transporte aeromédico e voos panorâmicos. A Helisul é um Centro de Serviços certificado pela Airbus, Safran, Rolls Royce e StandardAero e é revendedora oficial no Brasil da BLR e Garmin.
Em 2020, a Helisul foi uma das primeiras empresas brasileiras a firmar parceria com a EVE Urban Air Mobility, da Embraer, para aquisição de 50 eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical). Além disso, foi a operadora oficial no Brasil durante a simulação de voo desses veículos durante o EVE Rio Experience no final de 2021. Em 2022, a empresa lançou sua divisão de aeronaves pilotadas remotamente para atender o mercado de drones para inspeção industrial e patrimonial de energia, logística, segurança e monitoramento remoto. Em 2023, inaugurou seu sétimo heliponto para voos panorâmicos em parceria com o Beto Carrero World em Penha, Santa Catarina, no sul do Brasil.