Considerado um dos maiores passeios ciclísticos do país, evento foi realizado no Pátio de Eventos Dona Irene
Mais de 1,7 mil ciclistas tomaram as ruas de Itapissuma (PE) na manhã deste domingo (4), durante a realização da primeira edição do Pedala Tour na cidade. Considerado um dos maiores passeios ciclísticos do país, o evento reuniu pessoas de todas as idades.
Guiado por um mini trio elétrico, o grupo formado por amantes das bikes percorreu um trajeto de 7,5 quilômetros, com saída e chegada do Pátio de Eventos Dona Irene. Todos os inscritos receberam um kit com camiseta, squeeze, ‘sacochila’, boné e um livreto com informações sobre educação no trânsito.
Amante do esporte desde a infância, recepcionista hospitalar, Liliane Torres, de 48 anos, veio de Paulista com amigos do Grupo Pau e Choque. Ao todo, os esportistas pedalaram 44 km, entre ida e volta, para participar do evento. “Foi maravilhoso, muito bom mesmo. O evento foi muito organizado, perfeito. O kit é incrível e sem nenhum custo. Foi tudo pensado e organizado para que realmente todos pudessem participar. Parabéns a todos os envolvidos” disse.
Sobre o papel do esporte em sua vida, ela ressalta: “Minha relação com o esporte começou aos 6 anos de idade, quando a minha mãe descobriu que eu tinha um sopro no coração que graças a Deus já não tenho mais. Comecei com a natação e hoje amo praticar esportes. Pedalo, corro e me sinto muito bem fisicamente e principalmente mentalmente. Costumo dizer que movimento é saúde mental”, finalizou Liliane.
A concentração teve início às 6h no Pátio de Eventos Dona Irene. O espaço contou com as tendas de hidratação com água, frutas e sucos, retirada dos kits, check-up, posto médico com ambulâncias de plantão, bicicletário, guarda-volumes e banheiros químicos. Às 8h15, todos foram convidados a participar de uma aula coletiva de alongamento. A largada aconteceu pontualmente, às 8h30.
Durante todo o trajeto, os participantes foram acompanhados por ciclistas guias.
Saúde
No espaço check-up, os participantes puderam usufruir de serviços de saúde gratuitos como aferição de pressão e glicemia, avaliação física com teste de bioimpedância e quick massagem (massagens de curta duração). Ao todo, cerca de 170 pessoas passaram por atendimento.
Na bicicletaria, foram realizados mais de 100 atendimentos para calibragem de pneu, ajustes de freios, ajustes de marchas e altura de selim, montagem de bicicletas novas, além de consertos de câmaras furadas e outros serviços.
Ao final do evento, duas bikes foram sorteadas entre os participantes.
Realização
O Pedala Tour é uma realização do Ministério do Esporte e da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura, com o patrocínio da Ypê. O evento conta ainda com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itapissuma, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.
Sobre a Ypê
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais cinco unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.000 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê e Action Ypê.
Sobre a Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura
Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.
Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Em atuação há 17 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 200 mil pessoas pelo país.