Foto: Flávio Alves

Com a Orquestra Paranampuká e participação especial do Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, a tradicional manifestação de rua de Bom Conselho é atração na volta do projeto do Paço do Frevo, a partir das 15h30

Quem estava com saudade de frevar pelas ruas do Recife Antigo com o Arrastão do Frevo pode ir organizando as roupas leves e os tênis confortáveis para este domingo (4). A mais festiva programação mensal do Paço do Frevo retorna após uma breve pausa em junho e julho devido às chuvas. Escolhido para guiar a volta do Arrastão, o Carnaval de Zé Puluca, manifestação de rua do município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, vem à capital para desfilar com seus estandarte, dragão e bonecos gigantes.

A concentração será às 15h30, em frente ao Paço. Acompanhado pela Orquestra Paranampuká, com participação especial do Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o cortejo segue pelas ruas do Recife Antigo, passa pelo Marco Zero e retorna até a frente do Paço, onde segue com a folia.

O evento será registrado para a produção do documentário “Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho”, curta-metragem que contará a história da tradicional folia do interior do Estado em sua primeira década de existência.

O Carnaval de Zé Puluca leva o nome do músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido popularmente como Zé Puluca. Nascido em Bom Conselho, Tenório é autor de mais de 200 composições, entre frevos, marchas, fox-trot, sambas, boleros, melodias juninas e canções religiosas. Sua formação cultural traz o Frevo como sua principal bandeira, acompanhada de figuras alusivas da cultura nativista bomconselhense em forma de bonecos gigantes, estandartes, passistas e alegorias.

PAÇO DO FREVO – Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo é patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan e um um convite à celebração da vida. Por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e do Mercado Livre, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da  SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

SERVIÇO

Arrastão do Frevo com Carnaval de Zé Puluca

Domingo, 4 de agosto, às 15h30

Concentração em frente ao Paço do Frevo e desfile pelas ruas do bairro

Acesso gratuito

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife

Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | sábado e domingo, 11h às 18h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras

pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo