Profissional de educação física orienta foliões para não perder o passo no período momesco
O Carnaval é um momento de alegria, diversão, agitação e para curtir de forma saudável é preciso ter alguns cuidados. A profissional de educação física Daniely Vieira alerta e recomenda ações saudáveis para melhor aproveitamento das festividades: hidratação, alongamentos e boa alimentação são essenciais para os foliões no período carnavalesco.
De acordo com Daniely, é importante fazer alongamentos e trabalho de mobilidade nas principais articulações mesmo na hora da diversão. Depois de muito tempo em pé e pulando se faz necessários os exercícios dos membros inferiores e superiores para dar uma ‘relaxada’ nas articulações. “O uso de um tênis confortável e indicado para atividade física é importante para preservar a integridade dos pés, permitir maior estabilização da articulação do tornozelo, evitando entorses e instabilidade na marcha”, completa.
Além da parte física, outro fato importante e que se deve levar à risca: hidratação e boa alimentação, visando uma brincadeira mais saudável e melhor desempenho. Ingerir bastante água, sucos naturais ou água de coco. Desde horas antes da folia é recomendado estar se alimentando de três em três horas e comer bastante carboidrato antes de sair de casa, pois é o substrato energético que dará mais energia durante a brincadeira. Também se deve evitar o uso de bebidas alcoólicas, ou se ingerir, que seja com moderação. Outras dicas importantes são vestir roupas leves que permitam a dissipação do calor, usar protetor solar e levar o mínimo de documentos e eletroeletrônicos.
O descanso entre os intervalos de diversão é muito importante para restabelecer as funções corporais, relaxar, realizar alongamentos e mobilidade articular, caso haja sensação de pernas cansadas, deitar com os pés acima da linha do quadril, explica a profissional de educação física. Também se deve evitar o uso de bebidas alcoólicas, ou se ingerir, que seja com moderação. Na hora da folia todos querem brincar, mas há diferença entre foliões praticantes de atividades físicas para os que não se exercitam frequentemente, por isso não se deve ‘forçar a barra’ e respeitar o próprio ritmo para não estragar a festa.
Daniely Vieira – Profissional de Educação Física
(81) 98817-4757/ (81) 99964-8896