Realizar exercícios físicos regularmente reduz o estresse, ansiedade, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e livra do sedentarismo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade física é qualquer movimentação do corpo produzida por músculos e esqueletos e que proporcione um gasto de energia, situação oposta ao sedentarismo. A prática de algum tipo de atividade gera diversos benefícios significativos, seja em crianças, adolescentes, adultos e idosos, tais como: aumento da massa muscular, reduz estresse e ansiedade, melhora o condicionamento físico, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir e combater diversas doenças.
Para iniciar alguma atividade física é necessário seguir alguns passos, o primeiro é realizar uma avaliação física e médica, feita por profissionais capacitados. Isso porque, por meio da avaliação, o especialista poderá identificar possíveis doenças e desta forma recomendar exercícios apropriados para a pessoa, bem como, aos indivíduos que já tenham algum tipo de enfermidade. “Quando a pessoa já tem alguma doença crônica, o interessante é que venham com laudos da doença, especificando qual é o tipo, se tem alguma lesão, tipo de patologia, para que o educador físico passe a atividade física apropriada, que a pessoa necessita e, também, para as suas necessidades fisiológicas”, explica a professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e profissional de educação física, Juliana Galdino, CREF – 014071-G/PE.
Após a ida ao profissional, estando apto para a realização da atividade física, outro passo é descobrir qual é a melhor atividade física e o direcionamento acontece, ainda, durante o atendimento com o educador físico. “Fazer uma boa avaliação física com um profissional de qualidade é importante, pois ele irá direcionar o indivíduo para o tipo de atividade física que precisa, seja para emagrecer ou até para melhorar algo específico no corpo, por meio das atividades necessárias”, reforça a professora.
Iniciar algum tipo de atividade física é promover saúde e bem-estar para o corpo, permitindo ficar livre do sedentarismo. “Treinar três vezes na semana, entre 30 a 40 minutinhos, no decorrer de três meses, já o livra de ser sedentário. Então, isso seria uma frequência baseada em um estudo. Já em relação à intensidade, claro, se você consegue fazer mais do que três vezes na semana, se o corpo consegue se adequar àquela rotina, você provavelmente terá mais resultados. Mas se você não consegue fazer todos os dias na semana ou mais de três vezes na semana, você já faz três vezes na semana de 30 a 40 minutos, durante três meses, você já tem uma qualidade de vida muito melhor do que já era antes”, informa Juliana.
Logo, iniciar algum tipo de atividade física, seja correr, nadar, caminhar, dentre outras, para ter uma melhor qualidade de vida mental, emocional e física, é promover o presente e futuro melhor. Porém, é importante não exagerar na prática de algum exercício, o exagero traz alguns sinais. “Você não consegue ter um sono de qualidade, não repõe as calorias necessárias, não bebe água, fica sempre cansado, com dores musculares que passam de 48 horas, são alguns sinais de excesso de treino. Seu corpo está pedindo socorro”, conclui.