Foto: Lú Barcelos

A CAIXA Cultural Recife apresenta em curta temporada, de 21 a 23 de junho, o espetáculo infantil Fica Comigo, que narra por meio da dança as lembranças devidamente encaixotadas de um homem conhecido como Senhor Guardador de Memórias. A montagem do grupo goiano Ateliê do Gesto estreia em Recife, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

A peça conta a estória de um Senhor Guardador de Memórias que passou a vida encaixotando suas lembranças na imaginação. Com muitas histórias acumuladas na caixola, ele decide reviver momentos especiais de sua vida. A encenação utiliza 150 caixas de papelão sobre o palco para construir uma aventura lúdica e envolvente através de um passeio pelo imaginário das recordações, com apoio especial de três bonecos trazidos magicamente à vida e que mostram todas as suas emoções através de uma inesquecível aventura em forma de dança.

As dezenas de caixas de papelão ambientam o espaço cênico para cativar a emoção do público através da submersão, da criação e do compartilhamento de recordações arquivadas na memória e no imaginário livre de um protagonista cujos gestos poeticamente viram dança. O contato com o passado, ajudado (ou atrapalhado) pelo desempenho de personagens inanimados, mas vivos nessa fantasia, dão nova coloração e sentido a passagens de vida guardadas por anos.

O resgate das marcas do tempo desperta reflexões sobre a construção dos afetos, dos significados e encanta pela sutileza de abordar a importância de vivências individuais e coletivas. A investigação do passado, temperada pelo bom humor, deságua na pergunta título do espetáculo: o que fica comigo, o que cada um leva das experiências e emoções humanas em um tempo marcado pela virtualidade das relações?

“Não só as crianças, como os adultos se envolvem completamente com a história. A gente tem notado esse retorno positivo ao longo das apresentações, uma experiência legal porque reverbera na família, na cidade”, afirma João Paulo Gross, corresponsável pela concepção ao lado de Daniel Calvet, diretor, coreógrafo e um dos intérpretes de personagens do espetáculo. A equipe de palco é complementada pelos bailarinos, intérpretes e colaboradores da coreografia Isabel Mamede, Gleysson Moreira e Thais Natsuki.

Ateliê do Gesto:

Reconhecido internacionalmente, o grupo de produção cênica foi criado há nove anos por João Gross e Daniel Calvet, artistas com carreiras consolidadas e passagens por importantes companhias de dança no Brasil. Sediado em Goiânia, busca por novas percepções e diálogos com outras linguagens artísticas no corpo em movimento. Também busca, através de identificações estéticas, pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e a construção dramatúrgica na cena.

Com seis espetáculos na trajetória, o grupo circula por todo o Brasil e já passou por diversos países como França, Peru, Singapura, República Tcheca, Chile, Costa Rica e Equador. Em 2017 e 2021, o grupo recebeu o Diploma de Destaque Cultural pelo Governo de Goiás.

Serviço:

[Dança] Espetáculo infantil “Fica Comigo”
Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Datas: de 21 a 23 de junho de 2024 (sexta a domingo)
Horários: sexta-feira (21), às 15h; sábado (22), às 17h; e domingo (23), às 11h
Informações: Site CAIXA Cultural
Bilheteria: (81) 3425-1915
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)
Classificação indicativa: pessoas acima de 3 anos de idade
Duração: 40 minutos
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência