Prestes a completar um ano de seu investimento de R$ 1,8 bilhão para acelerar a agenda ESG e ampliar suas operações na região Nordeste – principalmente, em Pernambuco e Bahia, o Grupo HEINEKEN recebeu, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Selo Empresa Verde. Concedido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, pela Agência Estadual de Meio Ambiente e pela Junta Comercial de Pernambuco, a nomeação reconhece as ações que vêm sendo desenvolvidas pela companhia no Estado nos últimos anos, como a responsabilidade socioambiental e a adoção de práticas que promovem um ciclo de produção limpa.
Essas iniciativas se dão pela reestruturação das unidades produtivas da empresa em Pernambuco, que teve foco em ganho de eficiência e impactos ambientais positivos. Em agosto, o Grupo HEINEKEN vai concluir as obras realizadas na planta de Igarassu (PE) feitas para triplicar a capacidade produtiva das marcas Amstel e Devassa. Com isso, a fábrica aumentará em 45% a operação de linhas de embalagens retornáveis. Também, deve reduzir em 30% o consumo de água utilizada na produção das bebidas em até três anos, devido à implementação de tecnologias de alta performance. Outro ponto é que, a partir da inauguração, a cervejaria funcionará com fontes de energia 100% renovável, a partir de biogás e biomassa, permitindo a redução de 25% no consumo de energia térmica.
“Além de garantir melhores processos ao mesmo tempo em que expandimos o nosso negócio, estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Por meio do Instituto HEINEKEN, por exemplo, apoiaremos projetos de educação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empreendedoras para catadores de materiais recicláveis e vendedores ambulantes, públicos fundamentais para a nossa cadeia de valor, e jovens em situação de vulnerabilidade”, afirma Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.
Entre os projetos e iniciativas apoiadas pelo Grupo HEINEKEN em Pernambuco, destacam-se as ações em Fernando de Noronha, como a implementação de um programa de coleta seletiva, incluindo a troca de coletores, criação de materiais de conscientização, sinalização das campanhas de coleta e comunicação visual nos veículos de coleta. Durante o verão, uma ação de limpeza foi realizada, abrangendo vilas e praias da ilha. Além disso, a companhia vem apoiando eventos esportivos e culturais, como a “Fantástica Ilha da Alegria”, paraquedismo e a corrida Noronha 21K. A campanha de mídia sustentável, produzida com energia 100% renovável, foi utilizada em apoio ao Programa de Gestão de Resíduos da Ilha, integrado com mídias online e aplicativos de gestão ambiental. Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Grupo HEINEKEN construiu a “Casa de Vegetação”, um viveiro para produção de mudas nativas e manejo de plantas invasoras, com expectativa de produção de 50 mil mudas por ano. Também, foi iniciada a reforma do Centro de Engajamento Nanete Costa para administração e divulgação de eventos locais.
Nos últimos anos, o Grupo HEINEKEN já vinha desenvolvendo algumas ações ambientais na ilha. Uma delas foi a parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2022, para a construção da “Casa de Vegetação”, um viveiro destinado à produção de mudas nativas e ao manejo de plantas invasoras. O objetivo é reintroduzir essas espécies em áreas degradadas, com uma expectativa de produção de 50 mil mudas por ano em um espaço de 1200 m².
“Estamos muito contentes em realizar projetos de impacto – seja na educação ambiental, engajamento das comunidades e no ganho de eficiência nas nossas operações – em um Estado que é fundamental para o desenvolvimento dos nossos negócios. O investimento que fizemos no ano passado tem gerado resultados incríveis, como o reflorestamento e o impulsionamento da economia circular na região. Por isso, vamos continuar trabalhando para que novos ganhos sejam obtidos”, pontua Mauro Homem.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora. No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.