A ação, que acontecerá na praça da Vila do Trinta, é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Administração de Noronha, através da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dá início, no dia 4 de junho, ao Cras Itinerante. A iniciativa, que vai realizar atendimentos socioassistenciais à comunidade de forma descentralizada, acontecerá na Vila do Trinta, das 14h às 18h.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Noronha, Nayara Leite, a ação vai ofertar vários serviços, principalmente para as pessoas que moram distantes do Cras, bem como orientações sobre direitos sociais, benefícios eventuais e encaminhamentos.
“O nosso objetivo é promover atendimento descentralizado de forma que transitem em todas as localidades, chegando na vida das pessoas mais vulneráveis ”, enfatizou Nayara.
Durante a ação, a população também vai poder receber orientações sobre como ter acesso a programas sociais do Cadastro Único, a exemplo do Bolsa Família e demais serviços.
Para o coordenador do Cras, Jefferson Silva, Noronha tem tido uma postura diferenciada em relação aos cuidados com a população. Ele explica que, além de levar os serviços de assistência social para locais de difícil acesso, o Cras Itinerante vai poder atender as demandas específicas de cada bairro, bem como contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania e dos direitos humanos.
“Essa é uma ação de grande importância para auxiliar ainda mais a comunidade e as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Durante os atendimentos, vamos fazer inscrição ou atualização do Cadastro Único (que é a porta de entrada para os benefícios sociais), encaminhamentos para serviços, seja de saúde ou educação, além de outras ações de proteção social”, ressaltou Jefferson.
Documentos necessários para o Cadastro Único:
– Identidade;
– CPF;
– Carteira de Trabalho;
– Título de Eleitor;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de renda, se tiver;
– Declaração escolar de crianças e adolescentes.
No caso de não ter nenhum ou algum desses documentos básicos, procurar o Cras.
Demais atendimentos e orientações:
– Qualquer documento de identificação