Crédito: Mani Carneiro
Após estrear seu single “Vem” que abre caminhos para o seu álbum de debut, a cantora e compositora Joy Brandt apresenta a versão audiovisual deste trabalho. O videoclipe, que está disponível no canal do youtube da artista, traz um conceito poético e cênico com um clima tanto misterioso como solar dialogando com a faixa.
Para contar essa história Joy apresenta dois personagens para traduzir essa comunicação entre a dualidade de dia e noite, que a canção traz. A escolha da locação também faz menção a essa estética, trazendo uma grande similaridade com as ruas das cidades de Recife e Olinda, local de origem da cantora.
“Para a minha surpresa, encontrei essa rua bem no meio do Rio de Janeiro. Um lugar entre o bairro da Glória e a Lapa, chamado “Beco do Rato“, onde já moraram três grandes personagens: Chiquinha Gonzaga, Manuel Bandeira e Madame Satã, artista e transformista, também pernambucano. Figuras públicas essas que quebraram vários paradigmas na sociedade da época e muito contribuíram com a arte e cultura do país”, explicou.
Gravado todo via smartphone, o clipe destaca a todo momento a comunicação gestual em movimento. “É uma performance “solo”, pois sou apenas eu o tempo todo. Porém quebramos isso ao trazermos 2 personagens para o roteiro, somado ao terceiro personagem que é o espectador, para quem eu olho a todo momento”, completou.
Para o vídeo, Joy traz elementos simples e representativos, por isso a escolha da máscara feita por um artesão de Recife, Brucutu, o tipo de figurino, a locação, além de todo o gestual utilizado em cena, que dialogam com a personalidade da artista e os símbolos que traduzem a sua linguagem. “Vem é chamado e é chegança, é a fala dos batuques, das ruas por onde vivi, das memórias que construí, dos encantos do lugar de onde eu vim! Vem também!” finalizou.
“Vem” foi a música escolhida pela cantora, que divide a sua vida entre Recife, Rio de Janeiro e Toronto (Canadá), para apresentar seu novo disco, que será lançado ainda em 2024. A canção traz uma letra e arranjos que dialogam com o misticismo e incertezas a respeito de um futuro, de um destino sem coincidências, mas também remete à leveza dos momentos de alegria e festa.
O single é uma parceria com o cantor, compositor e percussionista recifense Jam da Silva e com produção musical de Bruno Di Lullo e Mani Carneiro e reúne outros importantes nomes da cena musical brasileira, tais como: Aquiles Moraes, Everson Moraes e Thiagô (sopros), Alexandre Garnizé (percussões), Cláudio Rabeca (Rabeca) e Márcio Pombo (coro), além de Mani Carneiro (Violão) e Bruno di Lullo (baixo).
FICHA TÉCNICA DO CLIPE VEM :
Filmagem e Direção: Mani Carneiro
Direção de Arte e Figurino: JØY Brandt
Edição: Cacau Guimarães
Máscara: Arte exclusiva desenvolvida pelo artesão Brucutu
JØY Brandt veste Farm Rio