Do total de inscrições, 81% das propostas inscritas, totalizando 1099 atrações, foram habilitadas para participar dos festejos do São João de Pernambuco

A Convocatória do Ciclo Junino de Pernambuco 2024, cujo resultado final foi divulgado nesta quarta-feira (8), contou com um aumento de mais de 20% nas inscrições e propostas habilitadas em comparação com os números do ano passado. Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o edital recebeu propostas de todas as regiões do Estado, em seis categorias: Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversa, Música de Difusão de Repertório Junino, Trios Pé-de-Serra, Quadrilha Junina e Outros Gêneros Musicais.

Este ano o edital registrou um total de 1.475 inscrições, com um aumento de 20,4% em relação a 2023, quando foram inscritas 1.225 propostas. Já em relação às propostas habilitadas houve um incremento de 25,2%: de 878 atrações habilitadas no ano passado, o quantitativo subiu para 1.099 propostas habilitadas em 2024.

Clique AQUI e acesse o resultado final das propostas classificadas.

Clique AQUI e acesse o resultado do julgamento dos recursos.

Entre as propostas inscritas, 1.328 foram consideradas válidas e apenas 147 foram invalidadas. Após a divulgação do resultado preliminar, 749 proponentes inabilitados/as entraram com recursos, dos quais 673 foram deferidos e apenas 76 indeferidos.

“Os eventos juninos têm início, teoricamente, no dia 1º de junho. Mas desde então já estamos comemorando essa que é a maior festa do Nordeste. Com um aumento de mais de 20%, tanto em inscrições quanto em propostas habilitadas, Pernambuco terá um Ciclo Junino muito mais farto do que no ano passado”, afirma a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.

“Temos muito o que celebrar com o aumento de inscritos no Ciclo Junino de Pernambuco 2024. Isso tem um significado muito importante na nossa busca incessante pela preservação das tradições culturais de nosso Estado”, considera a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

“Estamos começando mais um Ciclo Junino, onde Pernambuco, que faz o maior e mais cultural São João do Brasil, vai novamente valorizar o nosso artista local. A gente já tem 878 atrações habilitadas, o que mostra que o São João deste ano, além de trazer muita cultura e turismo, vai também dar espaço a mais cantores, mais artistas e a mais manifestações culturais com a presença do Governo do Estado”, destaca o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho.

“Não tenho dúvida que o Ciclo Junino de 2024 será o maior de todos os tempos, com o incremento de 25% no número de artistas habilitados, o que mostra a força da valorização por parte do Governo do Estado à cultura pernambucana. O São João é a maior festa do calendário festivo de Pernambuco, e com os investimentos da gestão estadual vamos proporcionar a maior festa de todos os tempos”, pontua o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A convocatória teve como objetivo garantir a manutenção das tradições culturais desse festejo nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado, bem como a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos.

Clique AQUI e acesse todos os documentos relacionados ao Ciclo Junino de Pernambuco 2024.