No começo desta semana, o corpo técnico da Secretaria de Cultura de Pernambuco se reuniu na Imersão PNAB, para discussão e proposição da execução estadual da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que garantirá investimentos anuais na cultura pernambucana até 2027. Na ocasião, os colaboradores das diversas áreas da instituição pôde discutir propostas de editais, programas, metas, assim como os caminhos para que os investimentos sejam ainda mais democráticos e descentralizados.

A imersão foi realizada no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco nos últimos dias 29 e 30 de abril. O encontro contou com a presença da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e da secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves. Para a construção das propostas, foram analisados dados do Observatório de Indicadores Culturais e do Mapa Cultural de Pernambuco, assim como as sugestões da sociedade civil e de gestores dadas nas escutas públicas realizadas nos últimos meses.

“Esse momento é muito importante estarmos reunidos enquanto Secretaria para pensar as políticas públicas do estado. Sabemos o quanto o setor espera a PNAB, construída de uma forma que perdure por cinco anos de forma contínua. Fazemos questão de ter esse momento, estamos muito felizes de ter esse encontro, um momento de muita responsabilidade. Esperamos que as propostas sejam transformadoras na vida das pessoas que fazem a cultura pernambucana”, declarou a Secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A PNAB garantirá investimentos anuais, até 2027, em cultura para as prefeituras e o Governo do Estado. Serão mais de R$ 68 milhões para os municípios e mais de R$ 74 milhões para ser executado pelo Estado.