Estão abertas as inscrições para seleção de pessoas interessadas em compor os grupos temáticos e de assessoramento técnico para análise dos projetos inscritos no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Os profissionais que se inscreverem, até o dia 10 de abril deste ano, poderão participar da análise dos projetos inscritos nos editais Funcultura 2023/2024. Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a convocatória dos pareceristas está com o formulário de inscrição disponível no Mapa Cultural de Pernambuco, no link: https://www.mapacultural.pe.
O edital corresponde à chamada pública de convocação dos interessados em prestar serviços de atividades de análise, classificação e emissão de parecer técnico sobre projetos. Podem participar pessoas físicas e/ou Microempreendedores Individuais (MEI), e o banco de pareceristas terá validade de 24 meses, prorrogáveis por mais 24 meses, a critério da Fundarpe, a contar da data da homologação do resultado.
Os selecionados poderão ser convocados para analisar os projetos inscritos nos editais publicados pelo Funcultura durante o período de vigência do edital.
REQUISITOS – Poderão se inscrever profissionais pessoas físicas, maiores de 18 anos, que residam no território nacional e Microempreendedores Individuais (MEI), que tenham sua sede no Brasil. Somente o candidato inscrito poderá realizar a prestação de serviço de análise dos projetos, não sendo permitida a designação a terceiros que, ocorrendo, estará sujeita a penalidades cabíveis.
O candidato deverá possuir, além da qualificação e atuação profissional, experiência e conhecimento em análise e julgamento e execução de projetos culturais nas áreas/ linguagens culturais que pretende atuar; capacidade para redigir textos com impessoalidade, clareza e concisão; e conhecimento básico em informática, na utilização de programas de edição de textos e planilhas.
Os interessados que se inscreverem até 17h do dia 10 de abril deste ano poderão ser convocados para analisar os projetos inscritos nos seguintes editais: 8º Funcultura Música; Funcultura Microprojeto Cultural 2023/2024; 18º Funcultura Audiovisual; e Funcultura Geral 2023/2024.
O candidato deverá enviar todos os documentos de inscrição na versão final (não serão aceitas inscrições em rascunho), incluídos os respectivos anexos, que deverão ser devidamente preenchidos e anexados aos campos do formulário de inscrição on-line. Também deverá indicar as Áreas/Linguagens Culturais que pretende inscrever-se para emissão de análise, considerando os seguintes segmentos:
I – Artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo, ópera, mímica e congêneres;
II – Artes plásticas, artes gráficas e congêneres;
III – Artes integradas;
IV – Cultura popular, culturas tradicionais, folclore, artesanato e congêneres;
V – Design e moda;
VI – Fotografia;
VII – Formação e capacitação;
VIII – Gastronomia;
IX – Literatura, inclusive obras de referência e cordel;
X – Música;
XI – Patrimônio cultural material e imaterial artístico, histórico, arquitetônico, arqueológico, paleontológico, científico e geocultural compreendidos os museus, bibliotecas, arquivos, centros culturais e congêneres;
XII – Pesquisa cultural;
XIII – Cultura de comunidades de imigrantes, refugiados, povos indígenas, quilombolas e ciganos;
XIV – Cultura digital e cultura urbana;
XV – Cultura LGBTQIA+;
XVI – Audiovisual.
O resultado final com a lista dos selecionados por Área/ Linguagem Cultural, será publicado no Portal Cultura-PE (www.cultura.pe.gov.br). Além disso, o respectivo extrato, do resultado final, será publicado no Diário Oficial do Estado.
Os pareceristas que já estão credenciados no banco também poderão participar da análise dos projetos inscritos nos editais Funcultura 2023/2024. O Funcultura convocará novo sorteio e neste momento entrará em contato com eles.