A 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização do Autismo, promovida pelo grupo MobilizaTeaPE, acontece neste sábado (dia 6), com o tema “O melhor presente é ser presente”. A concentração será às 14h30 no Terceiro Jardim de Boa Viagem, na avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A missão do evento é dar mais visibilidade às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conscientizando a população sobre a importância da inclusão social.
Na opinião do advogado Robson Menezes, especialista em Direito dos Autistas e que também é parceiro do MobilizaTeaPE, movimentos como esse contribuem para despertar, na população, o sentimento de solidariedade e compromisso com a causa. “Como pai atípico, ativista e advogado especializado na causa, posso afirmar o quanto é importante elevar o nível de conscientização da sociedade, para que cada vez mais pessoas diagnosticadas tenham acesso ao tratamento adequado, às medicações, a uma escola inclusiva, entre outros direitos, que tantas vezes são negados”, comenta Robson Menezes.
Nos dois anos anteriores, a caminhada reuniu crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com TEA, bem como seus familiares, profissionais de saúde e também ativistas e entidades da causa. “É um evento para unir as famílias, os pais e toda a sociedade, que também é convidada a participar e ajudar na inclusão social e real dos autistas. Como todas as crianças, nossos filhos também são cidadãos e têm direitos”, afirma uma das coordenadoras do movimento, Renata Portela.
O MobilizaTeaPE é um movimento para a defesa de pessoas autistas. Entre os desafios do movimento, estão as lutas na justiça pela cobertura de planos de saúde para o TEA, como também por tratamento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS), além da busca por políticas públicas em prol e a favor da Comunidade Autista de Pernambuco e de todo o Brasil.