Feira de estudo e imigração para o Canadá acontece no dia 1º de abril, no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde

Encontram-se abertas as inscrições para a 4ª edição do Canadá RoadShow, o mais completo evento sobre estudo, trabalho e imigração para o Canadá. A etapa Recife da feira acontecerá no dia 1º de abril (sábado), das 14h às 19h, no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Estarão presentes na oportunidade, representantes de mais de 40 instituições de ensino canadense de províncias como Alberta, British Columbia, New Brunswick, Ontario, Quebec, Manitoba e Saskatchewan, além de consultores de visto e imigração e empresas canadenses. Eles levarão informações de qualidade, além de tirar dúvidas a todos os interessados em sair do Brasil para estudar, trabalhar e morar no Canadá. A inscrição para ter acesso ao evento custa R$ 20 e pode ser feita através do site www.canadaroadshow.com.br.

A capital pernambucana é a terceira cidade brasileira a receber o evento, que passará por São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de março, respectivamente. Depois do Recife, o encontro será realizado em Fortaleza, no dia 02 de abril. A feira de estudo e imigração é promovida pela Hi Bonjour, agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio e higher education no Canadá. Em 2023, a empresa completa 10 anos de trajetória e já ajudou mais de 5 mil brasileiros a realizarem o sonho de estudar, trabalhar e morar naquele país. 

“Nosso grande diferencial é que temos uma equipe de apoio na cidade aonde o estudante vai, acompanhando-o ao longo de todo o processo. Isso faz toda a diferença e traz segurança para ele. Nós entendemos o perfil do candidato para verificar qual é o melhor projeto para ele ir ao Canadá, de acordo com suas limitações, sonhos e oportunidades que melhor se adequam ao seu planejamento. Realizamos uma consultoria personalizada, para entender qual o objetivo do cliente, qual o seu sonho e capacidade financeira e a partir daí, traçamos juntos o planejamento de estudos para o Canadá”, destaca Thais Della Nina, uma das sócias-fundadoras da Hi Bonjour. 

Em três edições, o Canadá RoadShow já reuniu mais de 4 mil pessoas e agora, parceiros estratégicos, se integram ao evento com o intuito de incentivar a escolha do destino: a Air Canada, a maior linha aérea do Canadá, é uma das parceiras do evento, juntamente com consultores de vistos e imigração regulamentados pelo RCIC (Regulated Canadian Immigration Consultants), a Sidekick, Cartão de Crédito Pré-pago – Mastercard e Cibelly Zedan, consultora de carreiras que trará muitas dicas sobre a inserção no mercado de trabalho canadense. 

A programação do evento traz as palestras: “Escolha o Canadá, escolha a Hi Bonjour”, “Estudar no Canadá: tudo o que você precisa saber antes de iniciar o seu #PlanoCanadá”, “Trabalhar no Canadá: mercado de trabalho, oportunidades e profissões em alta”, “Imigrar para o Canadá: motivos e caminhos para conquistar a imigração” e “Vida Real no Canadá, por quem vive a experiência”. A palestra Vida Real no Canadá será apresentada por quatro brasileiras que hoje são residentes permanentes ou têm a cidadania canadense. São elas:

Camilla Lopes

Há 12 anos morando em Montreal (Quebec) e 10 deles dedicados à Hi Bonjour, Camilla é uma das sócias-fundadora da agência, além de ser uma das primeiras a ministrar palestras no Brasil com foco em estudo e imigração para o Canadá. Junto com seu marido e filhos, já viajou e se aventurou por todo o país. É cidadã canadense e carrega o orgulho de ter ajudado centenas de brasileiros a realizar o sonho que um dia também foi seu: morar no Canadá.

Lila Rios

Já residente permanente no Canadá, mora com a esposa em Toronto, Ontário, desde 2016. Foi intercambista de programa de estudo e trabalho, viveu a experiência de trabalhar em escola de idiomas e há mais de 5 anos auxilia brasileiros no #PlanoCanadá com a Hi Bonjour. Já viajou de leste a oeste do país e conhece de perto todas as instituições de ensino.

Paula Affonso

É consultora educacional da Hi Bonjour e mora em London, Ontário, há 4 anos com seu marido e três filhos. Foi estudante de Business Marketing no Fanshawe College, já é residente permanente e hoje compartilha o dia a dia no Canadá com o intuito de ajudar outros brasileiros a realizarem o plano de morar no país.

Thais Della Nina

Thaís é uma das sócias-fundadora da Hi Bonjour. Há 12 anos morando no Canadá, dos quais 4 anos em Montreal (Quebec) e 8 em Vancouver (British Columbia), teve a oportunidade de explorar o país de leste a oeste em uma road trip. Em 2017, nos 150 anos do Canadá, se tornou cidadã canadense. Para ela é gratificante poder ajudar outros brasileiros a realizar esta desafiadora jornada que um dia foi dela.

Novos estudantes internacionais no Canadá em 2022

Novos dados do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) mostram que o Canadá recebeu um recorde de 551.405 estudantes internacionais de 184 países em 2022. Além disso, em 31 de dezembro de 2022, havia 807.750 estudantes internacionais com permissões de estudo válidas, outro número recorde. O número de autorizações de estudo emitidas aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Em 2021, um total de 444.260 novas autorizações de estudo entraram em vigor, um aumento em relação aos 400.600 em 2019 (com 2020 registrando uma queda devido à pandemia de Covid-19). Isso significa que 107.145 permissões de estudo a mais entraram em vigor em 2022 em comparação com 2021.

Como resultado, o número de estudantes no Canadá também aumentou visivelmente. Em 2019, havia 637.860 estudantes internacionais no Canadá. Esse número diminuiu em 2020, devido às pressões da pandemia – recuperando-se em 2021 para um total de 617.315 estudantes internacionais no país. Com um relativo retorno à normalidade no ano passado, o Canadá agora tem quase 170.000 estudantes internacionais a mais no final de 2022 do que em 2019. 

O Brasil está entre os 10 principais países de origem de novos estudantes internacionais entrando no Canadá. Em 2022 foram 10.405 mil estudantes brasileiros. De acordo com dados do governo canadense, 11.420 brasileiros receberam a residência permanente no Canadá em 2021. Desse total, 43,5% imigraram para o país pela categoria Canadian Experience, um dos três programas do governo federal que fazem parte do Express Entry, sistema online do governo para a candidatura de profissionais que confere uma pontuação para cada característica de quem pretende imigrar (idade e família no Canadá, por exemplo).

Por que o Canadá é tão popular entre os estudantes internacionais?

Existem várias razões pelas quais o Canadá continua sendo um dos principais destinos para estudantes internacionais – incluindo o padrão de educação, custos mais baixos, obtenção de trabalho e oportunidades de pós-graduação em imigração. Na verdade, um relatório recente da IDP – uma agência de educação internacional especializada em colocação de estudantes em todo o mundo – mostrou que o Canadá foi o principal destino de escolha para estudantes internacionais em todo o mundo.

Qualidade da educação

Contribuindo para essa posição forte, está a excelente qualidade da educação que pode ser obtida no Canadá. Muitas instituições canadenses estão entre as escolas de maior prestígio internacionalmente (especialmente quando se considera programas e faculdades específicos). As escolas canadenses, portanto, recebem reconhecimento global, uma característica fundamental para atrair estudantes internacionais.

Custo

A taxa de câmbio mais favorável do dólar canadense, rende melhores conversões com moeda internacional do que suas contrapartes. Isso significa que os estudantes internacionais podem obter educação pós-secundária a um preço mais baixo do que em muitos outros países com nível de educação comparável, como os Estados Unidos ou Reino Unido O custo médio de uma graduação no Canadá (dependendo da província, instituição e programa de estudo) está entre $ 20.000 e $ 40.000 CAD. Além disso, o Canadá oferece vários programas de ajuda financeira para estudantes internacionais, aliviando ainda mais o estresse financeiro.

Oportunidades de trabalho

A capacidade de trabalhar dentro do país também aumentou a popularidade do Canadá entre os estudantes estrangeiros. Os graduados internacionais no Canadá são elegíveis para receber uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP) após a conclusão de seus estudos. Esta é uma permissão de trabalho aberta que permite que os alunos residam e trabalhem em período integral no país após a formatura, uma etapa fundamental no processo de imigração para graduados internacionais no Canadá. 

Os graduados internacionais no Canadá também têm uma alta taxa de emprego, com média de 73% entre os graduados em todos os níveis de ensino. No ano passado, 132.650 alunos em período integral fizeram a transição para trabalhadores por meio do programa PGWP, com consistente crescimento observado no número de detentores de PGWP entrando na força de trabalho, a cada ano.

Além disso, os estudantes internacionais com uma permissão de estudo válida agora podem trabalhar um número ilimitado de horas durante os semestres letivos, até o final de 2023. Essa mudança de política permite que os alunos se sustentem (sob seu status atual), com mais liberdade do que é concedido em outros países; além disso, permitindo-lhes ganhar pontos de apoio no mercado de trabalho canadense durante seus anos educacionais.

Possibilidades de imigração de pós-graduação

O Canadá é um dos poucos países que oferece aos estudantes internacionais a opção de se estabelecer permanentemente no país. Além disso, buscar uma educação canadense é uma das melhores maneiras de aumentar a elegibilidade para a imigração.

O caminho de estudante a imigrante geralmente envolve a obtenção de um PGWP e a aquisição da experiência mínima necessária de trabalho em tempo integral elegível (um ano). A partir daqui, os alunos podem solicitar residência permanente por meio de um dos programas de imigração do Canadá. Um fluxo específico foi criado dentro dos programas gerenciados do Express Entry com esses indivíduos em mente – o Canadian Experience Class (CEC).

Somente no ano passado, cerca de 53.725 pessoas fizeram a transição do PGWP para residência permanente – falando sobre a popularidade e a viabilidade da imigração para estudantes internacionais que desejam fazer a transição de seu status atual para residentes permanentes no Canadá.

Por que o Canadá aceita tantos imigrantes?

O Canadá estimula o aumento da imigração para compensar a escassez de mão de obra criada pelo envelhecimento da população e pela baixa taxa de natalidade. Apesar de uma recessão no horizonte, a expectativa do país é que a economia continue crescendo em 2023, o que significa que a necessidade de atrair mão de obra estrangeira também continuará em ritmo acelerado. Segundo o departamento canadense de Imigração, Refugiados e Cidadania (IRCC), a meta do país é conceder 447.055 vistos de Residente Permanente somente este ano. Para o ano que vem, o número subirá para 451 mil, totalizando quase 1 milhão de estrangeiros no Canadá.

Sobre a Hi Bonjour

A Hi Bonjour é uma agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio e higher education no Canadá desde 2013. Com representantes em São Paulo, Bogotá (Colômbia), Montreal, Toronto, Vancouver, London e Calgary, é a única agência com suporte a brasileiros, presente de leste a oeste do Canadá.

A missão da Hi Bonjour é ser uma agência inovadora e preparada para acompanhar o estudante desde o planejamento até a realização do seu sonho. Ouvir a história de cada um, as necessidades e entender o perfil antes de criar o Plano Canadá é um cuidado essencial que a agência tem a cada atendimento.

A Hi Bonjour já realizou o sonho de mais de 5 mil estudantes que escolheram o Canadá para viver uma experiência de intercâmbio durante as férias ou para fazer um college ou universidade com o objetivo de conquistar a imigração canadense.