Desfile partiu do Polo Cariri Olindense, no Guadalupe

Já é tradição! Em Olinda, terça-feira de Carnaval é dia do Encontro dos Bonecos Gigantes, que chegou na 35ª edição em 2024. No evento, que teve como ponto de partida o Polo Cariri Olindense, no Guadalupe, também houve homenagens para o Menino da Tarde, que completa 50 anos.

Além do filho do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia, quem também recebeu homenagem na manhã desta terça-feira (13) foi o pai de todos eles: Silvio Botelho. O artista celebrou os 50 anos da construção de seu primeiro boneco.

“Se eu estou em Olinda, estou em uma festa. Tudo aqui é um caldeirão. Carnaval é aqui mesmo, aqui é o melhor lugar do mundo. ‘É nois’. E assim vou por mais dez, 20, 30 anos, vou fazer uma força para conseguir (risos)”, brincou o artista plástico e carnavalesco Silvio Botelho.

Não só Silvio Botelho e o Menino da Tarde foram homenageados no Polo Guadalupe. Ernani Lopes, que pediu a Silvio a elaboração do Menino da Tarde, em 1974, e a troça carnavalesca O Elefante também receberam lembranças. Já no palco, Geraldinho Lins levantou o público presente no local.

CARREGADOR DE BONECO E TURISTA DA POLÔNIA
Um dos bonecos a desfilar do Largo do Guadalupe até a Rua Quinze de Novembro, no Carmo, foi John Travolta, o ator norte-americano. Responsável por “carregar” o artista há sete anos, o barbeiro Ciro Emanuel abriu o coração sobre o encontro.
“É surreal participar desta festa! Não brincamos por dinheiro, e sim por gostar de levar diversão para a população, principalmente para as crianças. Fazemos isso por prazer, por amor ao Carnaval”, destacou Emanuel, que leva “nos ombros” aproximadamente 15 quilos, peso do boneco.

De olho na apresentação do palco e nos desfiles dos bonecos estava a turista polonesa Catia (não quis dizer o sobrenome). Ela disse que festa estava “amazing (incrível)” e que tudo em Olinda estava muito bonito. A europeia ainda destacou que é a primeira visita a Pernambuco na vida.