Foto: Sérgio Cardoso / Acervo Galpão IBCA
O Festival de Cinema de Vitória finalizou as inscrições para a seleção de filmes da sua 32ª edição, que será realizada de 19 a 24 de julho, em Vitória, e conta com o patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.
As inscrições aconteceram de 10 de fevereiro a 14 de março, de forma gratuita e online. Ao todo foram 1.374 obras inscritas, sendo 1.197 curtas-metragens e 177 longas-metragens. Divididos por gêneros, foram 626 filmes de ficção, 442 documentários,
Os filmes cadastrados vieram de todos os estados e regiões do Brasil. Da Região Sudeste foram 714 produções inscritas. O estado de São Paulo enviou 350 obras, seguido do Rio de Janeiro com 166 e Minas Gerais com 109. Foram inscritas 89 produções do Espírito Santo, um recorde na história do festival.
Na sequência, 292 filmes vieram do Nordeste. Foram 6 produções do Piauí, 16 do Maranhão, 65 de Pernambuco, 27 do Rio Grande do Norte, 40 da Paraíba, 39 do Ceará, 76 da Bahia, 14 de Alagoas e 9 do Sergipe. A Região Sul teve 157 filmes inscritos: 65 obras do Rio Grande do Sul, 57 do Paraná e 35 de Santa Catarina.
O Centro-Oeste totalizou 124
DIVERSIDADE
A diversidade é um dos pilares nas mostras que compõem o Festival de Cinema de Vitória (FCV). Um dos aspectos que mais se destacam nas inscrições de 2025 é a presença de vozes que celebram a pluralidade de temas e assuntos na produção audiovisual contemporânea.
Olhando para o protagonismo feminino, as produções brasileiras inscritas para a seleção do 32º FCV, ocupam lugar de destaque: 444 filmes inscritos são dirigidos por pessoas com identidades de gênero femininas. Na lista de inscritos, 293 filmes são dirigidos por pessoas negras. As produções ligadas à diversidade sexual contam com 279 filmes abordando a temática. O festival também recebeu 393 produções dirigidas por estudantes de cinema e 59 produtos audiovisuais dirigidos por Pessoas com Deficiência.
A conversa sobre a temática ambiental e práticas sustentáveis tem sido constante nos últimos anos, por conta dos impactos e as alterações climáticas percebidas ao redor do planeta. O número de filmes inscritos sobre o assunto foi de 323 produções, o que reafirma o cinema como uma importante ferramenta de informação e debate para as questões urgentes do mundo atual.
A lista com os selecionados oficiais que irão compor a programação do 32º Festival de Cinema de Vitória está prevista para ser divulgada na segunda quinzena de maio, no site do evento: festivaldevitoria.com.
32º FCV
De 19 a 24 de julho, acontece a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que apresentará a safra atual e inédita do audiovisual brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema. Toda programação é gratuita.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.