Promovido pela Fundarpe, evento será realizado de 14 a 19 de agosto deste ano. Propostas devem ser enviadas por meio do formulário eletrônico até o próximo dia 10 de julho

Em 2023, a Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), chega a sua 16ª edição e traz como tema norteador: Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros. O evento será realizado de 14 a 19 de agosto. Profissionais e instituições parceiras ligadas à preservação do patrimônio podem se inscrever para apresentar ações para a programação. As propostas devem ser enviadas por meio do formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/Yvy81i1Us4r72ALY9 até o dia 10 de julho deste ano.

Seguindo a experiência dos últimos anos, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco será realizada em formato híbrido, com ações presenciais e online que vão possibilitar a ampliação do público e maior troca de aprendizados e experiências.

O evento celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, e tem como objetivo ampliar espaços de debate, em uma perspectiva interdisciplinar e interinstitucional, sobre as mais diversas questões para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais do estado de Pernambuco.

Em todas as suas edições a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, tem estabelecido parcerias com instituições que atuam na preservação do patrimônio cultural, visando ampliar conexões com diferentes atores sociais.

Para mais informações, o e-mail para contato é o [email protected] e o telefone (81) 3184.3061.

TEMA – Nesta edição, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco constitui-se como um momento reflexivo, dado o aniversário de 50 anos de criação da Fundarpe. Assim, o tema desse ano dedica-se a diferentes dimensões da memória: o legado preservacionista dessa trajetória, mas também com foco em ações contemporâneas enquanto memória do amanhã e dos planos para o futuro do patrimônio cultural por meio de diferentes olhares.

O tema é um convite para que profissionais e instituições que se dedicam à preservação cultural visitem suas memórias e valorizem o legado de suas ações exitosas. Por outro lado, também chama para a construção de uma memória cotidiana e os planos para o patrimônio cultural de Pernambuco.

SOBRE A SEMANA – Em 2018, a Semana recebeu O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, quando venceu na Categoria II – Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial.

O objetivo da premiação é selecionar e reconhecer, publicamente, iniciativas de excelência voltadas à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Em 2022 por meio da Lei Estadual Nº 17.851 de 22 de junho de 2022, a Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco passa a ser reconhecida como política pública e entra para o calendário oficial do estado. Ao logo dos últimos anos, o evento promovido pela Fundarpe se configurou como uma importante oportunidade para a reflexão e discussão sobre preservação de nossa identidade e nossos bens culturais.