Em destaque o Encontro com Renata Carvalho, que retorna a Pernambuco após censura no FIG
A atriz, diretora e dramaturga Renata Carvalho estará de volta ao cenário cultural de Pernambuco com sua aguardada masterclass no 10º Festival de Cinema LGBTQIAPN+ do Recife (Recifest). Sua participação é um marco importante, especialmente após um histórico de censura e repressão durante o Festival de Inverno de Garanhuns em 2018.
Em uma entrevista ao site The Intercept, Renata Carvalho descreveu a repressão que enfrentou em Garanhuns como a maior de sua carreira. O espetáculo “Jesus, Rainha do Céu”, no qual Renata interpretava Jesus Cristo como uma mulher trans, foi cancelado da programação do Festival de Inverno, devido à pressão da Diocese Católica e da Prefeitura de Garanhuns. Eles alegaram que a interpretação de Jesus Cristo por uma atriz transexual era um ataque à comunidade cristã local.
Apesar dos desafios enfrentados em 2018, Renata Carvalho persistiu em sua busca pela liberdade artística e pela representação de temas importantes, como a diversidade de gênero e a igualdade. Desde 2017, debruça-se sobre o que define como “transpologia”, o estudo da representação social sobre pessoas trans e travestis.
Sua masterclass no Recifest será uma oportunidade única para compartilhar seu conhecimento e experiência com o público interessado em questões LGBTQIAPN+.
Intitulado “Encontro Transpofágico”, o diálogo acontece no dia 17 de outubro , das 14h às 17h, e vai explorar tópicos como representatividade, a prática do transfake, o mito do corpo neutro, estereótipos e arquétipos, narrativas viciadas vs. positivas, transfobia recreativa, escrita e linguagem, imagética social, semiótica, responsabilidade e ética nas produções artísticas.
A outra masterclass que faz parte da programação do festival é intitulada Encontro e tem como facilitadora a advogada com especialização em Direito Administrativo pela UFPE, Lígia Verônica (Verner). Ela atuou como advogada chefe do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife de 2017 a 2020 e integrou várias comissões na OAB/PE, incluindo a Comissão de Privacidade e Proteção de Dados. No dia 20 de outubro, no auditório da Gestos ela fala sobre procedimentos e métodos para a coleta de provas em casos de discriminação institucional e outras situações que violem os direitos de pessoas LGBTQIAPN+, visando possíveis ações legais.
Festival realiza oficinas no Recife e Vicência
Além das exibições, competição de filmes e das masterclasses, o 10º Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênaro de Pernambuco (Recifest) traz consigo uma seleção de oficinas ministradas por palestrantes renomados, abordando uma variedade de tópicos que vão desde direção de arte no cinema queer contemporâneo até políticas e direitos LGBTQIAPN+.
Uma das oficinas mais aguardadas é a “Vou Pintar um Arco-Íris de Energia – Os Elementos Básicos da Direção de Arte para o Cinema Queer Contemporâneo”, conduzida por Henrique Arruda. Outra oficina de destaque é “Políticas e Direitos LGBTQI+,” ministrada por Irene Freire e Lilian Fonthinelly, uma roda de diálogo sincera sobre políticas e direitos LGBTQI+ na cidade do Recife, que acontecerá em 18 de outubro no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, localizado na Rua dos Médicis, no bairro da Boa Vista.
Os participantes interessados em aprender sobre gestão, produção executiva e controladoria para projetos audiovisuais podem participar da oficina “Iniciação à Produção Executiva e Controladoria para Projetos Audiovisuais” em Vicência-PE. Esta oficina, ministrada por Carla Francine e Rosinha Assis, acontecerá em 27 de outubro na Rua da União, no centro da cidade que fica na Zona da Mata Norte do Estado.
A Coletiva Madame Satã, composta por Ga Olho, Mira Katz, Ossy Nascimento e Viq Viç Vic, oferecerá uma oficina intitulada “Corpos Dissidentes, Estéticas Dissidentes.” Os participantes explorarão como as vivências de corpos que desafiam as normas podem criar estéticas únicas. Após a discussão, haverá um componente prático abordando elementos básicos da linguagem audiovisual. Esta oficina acontecerá em 29 de outubro na Rua João Fernandes Vieira, na Boa Vista, Recife.
Todas as atividades têm inscrições gratuitas e são direcionadas a pessoas maiores de 18 anos. O 10º Recifest tem patrocínio do FUNCULTURA-PE. Para mais informações sobre o Recifest, visite www.recifest.com.br ou siga @recifestoficial nas redes sociais.