Com o Recife na vanguarda do turismo criativo no país e sendo a primeira cidade brasileira a fazer parte da Rede Internacional de Turismo Criativo – Creative Tourism – e a terceira a elaborar um plano de turismo criativo municipal, construído colaborativamente entre o poder público, sociedade civil e academia, nada mais instigante do que unir a riqueza desses  componentes e mostrar através de uma série de entrevistas o potencial de práticas relevantes para o desenvolvimento dos setores. Na websérie Turismo e Cultura: #deumatch, que acaba de ser lançada, o público irá conferir bate-papos descontraídos com especialistas em cultura, turismo criativo e desenvolvimento territorial, a respeito do papel da cultura na construção de experiências de turismo criativo. A iniciativa conta com a produção executiva do Bureau de Cultura e do Lelê Colab e tem incentivo da Lei Aldir Blanc. 

No turismo criativo, o visitante participa ativamente de uma experiência que gera aprendizado e cocriação de alguma característica peculiar daqueles que são visitados, representando uma das metodologias mais atuais utilizadas no desenvolvimento de iniciativas turísticas com foco na valorização do que há de mais autêntico em um território. “A experiência de pesca e preparo do sururu, oferecida pela comunidade da Ilha de Deus, a imersão no universo carnavalesco da cidade que acontece na região da Bomba do Hemetério e os passeios para conhecer Recife e Olinda de bicicleta pelos olhos de moradores apaixonados, são exemplos do que já acontece por aqui”, salienta a produtora do Projeto, Leilane Alcântara, que também apresenta as entrevistas.

Dessa maneira, além dos especialistas, diversos atores sociais, que já despertaram para as práticas voltadas a essa estratégia também foram convidados a participar das conversas. “A ideia do projeto é despertar, nesses agentes culturais, alternativas para uma produção mais sustentável durante o ano inteiro e menos dependente dos ciclos festivos. Essas pessoas possuem grande potencial para tal. É preciso valorizá-las”, aponta Alcântara. O material completo é composto por 6 vídeos curtos que serão disponibilizados no canal Turismo e Cultura: #deumatch no YouTube. 

O primeiro capítulo da websérie já está disponível e traz como entrevistadas duas personalidades que são referências nacionais no Turismo Criativo e no Desenvolvimento Territorial. São elas: Larissa Almeida, professora e pesquisadora nas áreas de turismo criativo, criatividade e inovação social e co-fundadora da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo do Brasil – Recria. Almeida é também autora do primeiro livro sobre Turismo Criativo no Brasil; e Karina Zapata, empreendedora social e consultora de processos e estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial. Zapata é consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – IADH, sócia da empresa de educação empreendedora Ponto OM – ideias que se movem, cofundadora e conselheira da Recria. No episódio, elas falam um pouco sobre conceitos, princípios, sustentabilidade e impactos positivos das práticas que envolvem essa estreita relação entre o turismo e a cultura.

O segundo episódio será lançado na próxima terça (30), às 12hs, e o entrevistado será Lucas Gabriel, filho do Ilé Obá Ogunté Sítio de Pai Adão, primeiro terreiro de Pernambuco. Aos 19 anos, ele é ogan reconhecido pela casa e pela sua comunidade e representa a nova geração da cultura ancestral. Na conversa ele vai falar sobre cultura ancestral, novas gerações e turismo. Como é que essas coisas todas estão se relacionando? O episódio é dedicado a Guitinho da Xambá, que também participaria das entrevistas, junto a sua companheira Mari Alves, mas faleceu durante o processo.

O terceiro vídeo vai ao ar no dia 2 de abril, às 12h, trazendo como entrevistada a chef Negralinda. Geiseane Ataíde, que é filha de pescadores, nascida e criada na comunidade Ilha de Deus, foi pescadora durante a infância e a adolescência. Artesã, cabeleireira e dançarina, foi a partir de uma turnê de dança pela Europa com a ONG Saber Viver que ela encontrou seu nome artístico e sua identidade. Incentivada pelas atividades de turismo desenvolvidas na Ilha, tornou-se Chef de Cozinha, empreendedora no ramo de Gastronomia, sócia-proprietária do Bistrô Negralinda e segue como diretora e instrutora nos projetos sociais de trabalho e renda da ONG Saber Viver. Com tanta história para contar, Negralinda, discorre sobre a importância do turismo criativo no seu crescimento enquanto empreendedora e no desenvolvimento da Ilha de Deus como um todo.

Já no dia 6 de abril, também às 12hs, será o momento de explorar a arte urbana e o seu grande potencial transformador pelas mãos da grafitteira e presidente da Associação Cores do Amanhã, Jouse Barata. No bate-papo ela vai mostrar como o grafitti pode ser uma importante ferramenta em contextos sociais delicados e, consequentemente, virar um atrativo turístico. 

No dia 9, no mesmo horário, é a vez do turismólogo e cicloativista, Roderick Jordão, fundador da La Ursa Tours, o primeiro serviço regular de cicloturismo urbano no Recife e o primeiro no Brasil a operar com as bicicletas compartilhadas do sistema Bike PE; e da designer de estratégia e de serviços, consultora e articuladora de setores criativos, Renata Gamelo, que é também sócia da La Ursa Tours e co-gestora da Recria. Na conversa, a dupla vai mostrar um pouco um turismo menos maquiado, que estabelece uma relação mais real entre os visitantes e o lugar visitado. Eles abordam a importância da atividade exercida por eles enquanto uma prática ativista sobre a questão da mobilidade ativa em Recife e sobre como a tecnologia tem aproximado os visitantes daqueles que realizam diretamente a atividade turística e a contribuição do turismo criativo para o desenvolvimento da cidade.

No sexto e último episódio da websérie, que será postado no dia 13 de abril, às 12hs, a turismóloga, Priscilla Marques, especialista em Museologia Social e Gerente de Territorialidade e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, integrante do Fórum de Turismo Criativo do Recife, discorre sobre o turismo como uma importante ferramenta de preservação e valorização da cultura de uma região e os possíveis riscos que a prática pode trazer. Ela, que é uma das primeiras entusiastas do Turismo Criativo dentro da gestão pública do Estado, comenta ainda sobre a contribuição do poder público no incentivo das iniciativas voltadas para o turismo criativo.

SERVIÇO:

Apresentação da websérie Turismo e Cultura: #deumatch 

Episódio 1: Já no ar com as entrevistadas – Larissa Almeida e Karina Zapata;

Episódio 2: Lançamento dia 30 de março, às 12hs, com o entrevistado – Lucas Gabriel;

Episódio 3: Lançamento dia 2 de abril, às 12hs, com a entrevistada – Chef Negralinda;

Episódio 4: Lançamento dia 6 de abril, às 12hs, com a entrevistada – Jouse Barata;

Episódio 5: Lançamento dia 9 de abril, às 12hs, com os entrevistados – Roderick Jordão e Renata Gamelo;

Episódio 6: Lançamento dia 13 de abril, às 12hs, com a entrevistada – Priscilla Marques;

Link do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCJ7qK4Tn9d_QJYxH5ZHyyFg