VIRTUOSI LEVA MÚSICA INSTRUMENTAL GRATUITA PARA BELO JARDIM

Ciclo de concertos do Virtuosi pelo Agreste pernambucano ainda passará pelas cidades de Gravatá e Garanhuns

Crédito: Rafael Garcia

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, Belo Jardim, a “terra de músicos”, recebe pelo terceiro ano consecutivo uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o III Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 12 e 15 de julho, na Igreja Matriz da cidade, com entrada gratuita. Nos dias seguintes, o VIRTUOSI percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público indo para as cidades de Gravatá e Garanhuns.

A terceira edição do festival concentra-se principalmente na realização de masterclasses para instrumentistas de sopros. Mais de 80 jovens trompetistas, trombonistas, trompistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades. Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis.

Programação – Quatro concertos estão programados para o III Virtuosi de Belo Jardim, que tem início no dia 12, às 20h, na Igreja Matriz, com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia. No programa haverá uma homenagem aos 25 anos da morte de Astor Piazzolla. Serão solistas na ocasião o violista brasileiro Rafael Altino e o flautista argentino Horacio Massone.

Na quinta (13), às 20h, é a vez do grupo UniRio Metais, formado por professores da UNIRIO e UFRJ. Dia 14, às 20h, será apresentado um programa especial para flauta, clarinete e saxofone com participação de Horacio Massone, Gueber Santos e José Veríssimo, todos professores que darão masterclasses no festival. No encerramento, sábado (15), às 20h, a banda formada por instrumentistas durante o evento executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia. Antes da banda, a noite terá abertura com a apresentação do Coral Moura, sob a regência da Maestrina Laciete Silva.

O III Virtuosi de Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, patrocínio do Grupo Moura e apoio do Instituto Conceição Moura, Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim e CEPE.

III VIRTUOSI DE BELO JARDIM
RAFAEL GARCIA, director artístico

IGREJA MATRIZ DA CONCEIÇÃO
12 a 15 de julho de 2017

QUARTA 12 | 07
20h TRIBUTO A PIAZZOLLA
Rafael Altino, viola
Horácio Massone, flauta
Orquestra Jovem de Pernambuco
Rafael Garcia, regente

QUINTA 13 | 07
20h GRUPO UNIRIO METAIS
Nailson Simões, Maico Lopes, trompetes
Adalto Soares, trompa
Wanderson Cunha, trombone
Albert Khattar, tuba

SEXTA 14 | 07
20h FLAUTA, CLARINETE & SAXOFONE
HORACIO MASSONE, flauta
GUEBER SANTOS, clarinete
JOSÉ ARIMATÉIA VERÍSSIMO, saxofone

SÁBADO 15 | 07
20h CORAL MOURA
Laciete Silva, Maestrina
BANDA DO FESTIVAL
Rafael Garcia, regente

ABERTO AO PÚBLICO
DIREÇÃO ARTÍSTICA: RAFAEL GARCIA
COORDENAÇÃO GERAL: ANA LÚCIA ALTINO
PRODUÇÃO: CODA
REALIZAÇÃO: VIRTUOSI
ASSESSORIA DE IMPRENSA: ANA GARCIA e RABIXCO COMUNICAÇÃO CRIATIVA
CRIAÇÃO GRÁFICA: THIAGO LACAZ
www.virtuosi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *