Viaturas militares são expostas no Fortim do Queijo, em Olinda

Programação marca o Dia do Soldado

O Dia do Soldado, neste sábado (25.08), será marcado por uma exposição de viaturas militares, no Fortim de São Francisco (Fortim do Queijo), em Olinda. O evento será uma ótima oportunidade para o público conhecer 15 veículos que foram utilizados na 2.ª Guerra Mundial, automóveis pesados como caminhões do tipo REO e alguns equipamentos do Exército Brasileiro. Canhões preservados também irão compor o acervo bélico. As atividades ocorrerão das 9h às 16h. Às 15h haverá um cortejo dos veículos militares pelo Sítio Histórico. Para facilitar o tráfego no local, agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda vão estar presentes para organizar esquema de trânsito.

Crédito: Divulgação / Pref Olinda

A programação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é o organizada pela Prefeitura de Olinda e a Associação Pernambucana de VeículosMilitares (APVM). A data faz homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias. Ele nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras no Brasil e fora do país em defesa da pátria brasileira.

APVM – Associação Pernambucana de Veículos Militares (APVM) tem sede na Rua Frei Cassimiro, 414, Santo Amaro, no Recife. A entidade sem fins lucrativos tem como objetivo preservar as viaturas militares e os costumes do cotidiano militar e da época com intuito educacional.