Muitas complicações oculares podem ser evitadas tomando as precauções necessárias.

Com a chegada do verão, cuidados são essenciais para garantir a saúde dos olhos na estação mais quente do ano. É certo que ainda vivemos tempos de pandemia da Covid-19, mas a realização de atividades ao ar livre é importante para manter a saúde física e mental, seguindo as orientações recomendadas pelas autoridades locais.

“O sol e o calor convidam as pessoas à socialização e ao contato mais próximo, mas é recomendável avaliar os riscos e evitar as aglomerações típicas do verão. Não somente porque costumeiramente favorece o contágio de vírus e bactérias que podem ocasionar conjuntivites, mas também como medida preventiva no combate ao novo coronavírus”, comenta o oftalmologista do Oftalmax Hospital de Olhos, empresa do Grupo Opty, Paulo Suassuna.

O pterígio, por exemplo, é um problema que se agrava no verão, ocasionado pela exposição excessiva ao vento, e ao sol, sem a devida lubrificação ocular e proteção necessárias, associado ao fator hereditário. “Consiste no crescimento do tecido fibrovascular anormal da conjuntiva, que avança sobre a córnea. É uma resposta da conjuntiva a uma agressão externa e apresenta sintomas como ardência, irritação, sensação de corpo estranho e olhos avermelhados, podendo ocasionar também uma diminuição da acuidade visual”, explica o oftalmologista.

A medida mais eficaz para prevenir o pterígio é fazer uso de óculos de sol, com filtro de  raios ultravioleta associado ao uso de colírio lubrificantes. Pessoas que utilizam moto ou bicicleta como veículo de transporte, ou mesmo carro com os vidros abertos, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. 

Há casos onde será necessária uma intervenção cirúrgica e um dos grandes avanços nesta área é a moderna cirurgia de pterígio com cola biológica, que pode ser associada com transplante conjuntival ou membrana amniótica podendo ser realizada sem suturas (pontos). “Antes, a cirurgia tradicional de pterígio causava bastante sensação de corpo estranho, lacrimejamento e dor, além da lenta recuperação. Agora com a cola biológica, o paciente tem uma diminuição acentuada dos sinais inflamatórios como dor e vermelhidão, além da cicatrização mais rápida, com menor índice de recidiva e melhor resultado estético”, destaca o especialista. 

É importante que as pessoas não esperem ter sintomas para procurar um oftalmologista. “Um check-up anual é fundamental para a boa saúde dos olhos, antecipando futuros problemas”, finaliza.

Qualquer idade – A boa higiene é a principal recomendação para todos, seja qual for a estação. “Evite tocar nos olhos com as mãos sujas. Higienizar bem as mãos, lavando com água e sabão e, quando não for possível, usar álcool gel a 70% são as dicas mais efetivas na prevenção de doenças”, comenta o oftalmologista. Todas as faixas etárias merecem atenção nos cuidados com a saúde ocular no verão: 

– Crianças: não esquecer de protegê-las com chapéu. Óculos escuros não são acessório exclusivo para uso adulto! Existem óculos escuros específicos para essa faixa etária, resistentes ao impacto e à água.

– Jovens/adultos: Lembrem-se de que é altamente contraindicado o uso de lentes de contato em praia/piscina e mar. Providenciem óculos escuros, de natação ou de mergulho com grau.

– Idosos: Além dos cuidados básicos, vale dar uma atenção especial à proteção da pele, que é naturalmente mais fina nessa faixa etária, especialmente na região das pálpebras. Além disso, o colírio lubrificante também é essencial, já que nessa idade o olho seco é muito mais comum. É importante saber que não é somente o corpo que necessita de hidratação reforçada no verão.

Sobre o Oftalmax

O Oftalmax – Hospital de Olhos conta com quatro unidades na Região Metropolitana do Recife. Fundada em 2011, com 90 colaboradores e 14 médicos oftalmologistas, realiza consultas, exames e procedimentos cirúrgicos com uso de alta tecnologia e qualidade. O Oftalmax e o Grupo Opty continuarão operando normalmente suas unidades de negócio e gradualmente ocorrerá o intercâmbio entre as diversas áreas. Essa união dos grupos permitirá uma consolidação ainda mais forte na oftalmologia do país.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina. 

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 21 empresas oftalmológicas, 1600 colaboradores e mais de 600 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ), Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) e o Oftalmax Hospital de Olhos (PE) fazem parte dos associados, resultando em 44 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *