A artista visual e designer Maria Eduarda Belém destaca música que tocavam no Clube Atitude Noturna na década de 90, palco de encontros que inspiraram os músicos e fãs do manguebeat

A internet possibilitou a descoberta de uma infinidade de sons e artistas. Com o auxílio dos mais diversos serviços de streaming, torna-se possível explorar uma gama de repertórios. Mas na década de 1990, berço do movimento manguebeat – tema da programação online do Cais do Sertão – a internet era artigo de luxo, portanto, ineficaz para a propagação de singles, discos e artistas.

As músicas ganhavam notoriedade quando tocadas massivamente em rádios e casas noturnas, bares e festas. No Recife, o Clube Atitude Noturna, localizado no bairro da Boa Vista, foi um desses espaços que possibilitou o acesso aos artistas da cena underground. Beastie Boys, Dead Kennedys, Primal Scream e o apelo social do manguebeat embalavam as noites no Atitude.

Este período é rememorado em seleção musical para o Spotify do Centro Cultural Cais do Sertão lançada nesta semana. A artista visual e designer Maria Eduarda Belém relembra o ápice do manguebeat e as noites embaladas pelos clássicos do underground internacional. “Todas as músicas que escolhi são de um tempo em que a audição de um som novo, recém garimpado, era prazer coletivo. A descoberta dessas canções era motivo para reunir amigos, entre algumas cervejas e  conversas infindáveis”, comenta a artista.

Os fins de semana do clube Atitude Noturna podem estão reunidos na playlist “Uma Atitude Noturna”, que conta com os hits como “Movin on Up” (Primal Scream), “Jamaica Nice” (Yellowman), “Teu Inglês” (Fellini),“So What’Cha Want” (Beastie Boys), entre outros. 

Dando sequência ao mês dedicado ao legado do cantor e compositor Chico Science, o perfil vai agregar ainda seleções criadas por DJ Dolores e pela Rádio Caranguejo Ussá. O acesso às playlists é gratuito, diretamente do canal Cais do Sertão na plataforma de música.