Com a proposta de mostrar a diversidade de elementos da música de Pernambuco, o projeto de música instrumental autoral Freveribe, dos músicos Adriano Coelho (bateria), Eduardo Visconti (guitarra) e Pedro Huff (violoncelo elétrico) cruza o mar e chega a Ilha de Fernando de Noronha. Serão dois shows-oficina na EREM – Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha, nesta terça (11), às 16h, e quarta (12), às 10h. As apresentações fazem parte da segunda etapa do projeto de circulação e lançamento do CD Freveribe, que já passou pelas cidades de Belo Jardim, Barreiros, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Depois de Noronha, a última parada será Carnaíba.

Além das performances musicais, o grupo ministra oficinas gratuitas sobre aspectos gerais da música e também demonstrações técnico-musicais de trechos extraídos das composições e arranjos do Freveribe. “A ideia é mostrar diferentes possibilidades de se criar música com base nas tradições pernambucanas trazendo para o domínio instrumental. O intuito é ampliar o conhecimento das pessoas sobre a música pernambucana, que é tão rica”, explica o músico Pedro Huff.

 

 

Com um repertório regado de músicas inéditas e autorais, o trio apresenta arranjos que valorizam improvisações e contrapontos explorando a diversidade dos elementos da música pernambucana, além de reinventar frevos, forrós, cocos, maracatus e ijexás. “A palavra Freveribe foi inventada por nós. Uma mistura da ideia de ferver com a terminação -ibe (ype), da língua tupi, que significa água ou rio. A ideia é trazer movimento e pulsão à música instrumental através da vitalidade dos ritmos pernambucanos”, conta o guitarrista Eduardo Visconti.

O trio Freveribe já se apresentou no Festival Rec-Beat/Macuca, Paço do Frevo, na programação do Santander Cultural no Museu do Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Projeto Som da Mata em Natal (RN), entre outros. 

 

 

BIOGRAFIAS

Eduardo Visconti (Guitarra e percussão)

Nascido em São Paulo, Doutor em música popular pela UNICAMP, é professor efetivo de Guitarra Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já tocou com Fafá de Belém, Daniela Mercury, Roberto Sion, Caito Marcondes, Zé Paulo Becker, entre outros.  Atualmente, coordena e integra a Orquestra de Choro da UFPE e participa da Orkestra de Tambores da Xambá.

Pedro Huff (Violoncelo elétrico e voz)

Nascido no Rio Grande do Sul, professor de violoncelo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é Doutor pela Universidade Estadual da Louisiana. Possui ampla atuação na música erudita seja como solista nacional e internacional de orquestra, quanto na música popular, onde participou de diversas gravações e possui um CD solo de peças autorais para violoncelo.

Adriano Coelho (Bateria e percussão)

Natural de Pernambuco, graduado em Música pela UFPE. Mestre em bateria na UFRN, onde desenvolveu pesquisa sobre frevo na bateria. Já tocou com, Bruna Caram, Carlos Malta, A Trombonada, Orquestra Experimental de Frevo da UFPE, Lab. Big Band UFPE, Orquestra do Maestro Duda, e Antúlio Madureira.

Link: www.facebook.com/freveribe

Teaser : https://www.youtube.com/watch?v=1JMbxqpbSeA

Disco no youtubehttps://www.youtube.com/watch?v=ogoRNMvqn_Y

Disco para download: http://freveribe.blogspot.com.br/

Canal no youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCxyT2pUQmjJWIEEBNzhMrPw

SERVIÇO

FREVERIBE – Show e Oficinas // agosto e setembro de 2018

Acesso gratuito

11 e 12/09 – FERNANDO DE NORONHA
Apresentação musical e Oficina em Fernando de Noronha a partir de 17h na Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha. Alto DA Floresta Nova Floresta Nova, Fernando de Noronha/ PE. Tel. (81) 3619-0933

18 e 19/09 – CARNAÍBA
Apresentação musical e Oficina a partir de 16h.

Escola de Música Maestro Israel Gomes – R. da Estação, 135-185, Carnaíba/PE. Tel. (87) 3854 1156/ 1136.