Termo de compromisso vai auxiliar no descarte de resíduos perigosos

Sesc, Senac e dois sindicatos filiados à Fecomércio-PE assinarão o documento

Na próxima sexta-feira (27/4), às 10h, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), na Rosa e Silva, recebe representantes do Sindicato do Comércio de Jaboatão dos Guararapes (Sindicom), Sindicato Varejista de Gêneros Alimentícios de Recife (Sindvarejista), Serviço Social do Comercio de Pernambuco (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para assinatura do Termo de Compromisso para implantação de logística reversa de pilhas. Na ocasião, também estarão presentes a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) e Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron).

“Esse termo irá reforçar a corroboração com o desenvolvimento sustentável, pois acreditamos que a educação e a sensibilização contínuas são os únicos caminhos para a preservação e mudanças ambientais, tão necessárias e emergentes. Pilhas descartadas de modo insustentável contaminam o solo, rios, lagos e marés. O Sesc e o Senac, instituições sociais que buscam transformar pessoas, não poderiam ser alheios a essa iniciativa de equidade ambiental”, explica Inocêncio Lima, diretor regional do Sesc Pernambuco.

O documento, que busca contribuir no tratamento de resíduos perigosos em Pernambuco, firma o compromisso de responsabilidade socioambiental das entidades. O Sesc, Senac, Sindicom e Sindvarejista passarão a ser pontos de recebimento de pilhas e baterias e poderão armazenar até 200 kg desses resíduos, que serão encaminhados para Green Eletron e terão tratamento ambientalmente correto, onde os componentes químicos utilizados para a confecção dessas pilhas e baterias, serão reintroduzidos à cadeia produtiva, na forma de matéria prima para novas pilhas e baterias.

“Nós, dos Sindicatos de Jaboatão e do Recife, já vínhamos prestando esse serviço na área ambiental há 10 anos. Agora, com esse acordo, ampliaremos para todo Pernambuco nosso trabalho, sendo referência no descarte da logística reversa de pilhas e baterias”, explica o presidente do Sindicom, Bernardo Peixoto.

Da cerimônia de assinatura do Termo, participarão os diretores regionais do Sesc e do Senac, Antônio Inocêncio Lima e Valéria Peregrino, os presidentes do Sindicom e Sindvarejista, Bernardo Peixoto e José Lourenço, o secretário de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Carlos Cavalcanti, e um representante da Green Eletron.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *