Entre os malefícios do fumo está o aumento no desenvolvimento de vários tipos de câncer

Que o hábito de fumar é prejudicial para nossa saúde todo mundo já sabe, e embora seja um assunto bastante discutido, os números de doenças causadas pelo tabagismo ainda são muito impactantes. Na quarta-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída para alertar a população sobre os perigos que o cigarro pode promover. O tabagismo é uma doença pediátrica já que o hábito se inicia comumente na infância e adolescência. A relação entre o fumo e o câncer de pulmão, por exemplo, já é bem conhecida, mas outras doenças também podem se desenvolver graças ao tabagismo.

Cerca de 90% dos casos de tumores malignos no pulmão estão relacionados ao hábito de fumar, assim como 95% dos cânceres de boca. “O tabagismo é um fator comum quando falamos na causa de vários tipos de câncer. O hábito de fumar aumenta as chances de desenvolver a neoplasia na laringe, faringe, fígado, intestino, rim, bexiga, estômago, ovário e até alguns tipos de leucemia. Esses são apenas alguns exemplos do malefício que o cigarro pode gerar”, comenta Dra. Carla Rameri, oncologista da Multihemo, unidade do Grupo Oncoclínicas em Recife.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sete milhões de pessoas morrem anualmente por causa do tabagismo, o que o torna a primeira causa de morte evitável no mundo. Desse número, 900 mil são de fumantes passivos, pessoas que não fumam diretamente, mas convivem com pessoas que fazem uso do cigarro. Outras doenças que o tabaco também pode causar são as doenças cardiovasculares e doenças respiratórias obstrutivas crônicas, como a bronquite e enfisema.

Com a proposta de ajudar as pessoas a largarem o vício, o Grupo Oncoclínicas tem uma campanha durante o ano inteiro que traz informações sobre o que acontece no corpo depois do fumo. “O intuito é mostrar que nunca é tarde para acabar com o hábito. Os benefícios começam logo após 20 minutos da interrupção do fumo. Depois de oito horas os níveis de monóxido de carbono de sangue ficam regulados e o nível de oxigênio aumenta. Após 48h as terminações nervosas voltam a ficar reguladas e os sentidos como olfato e paladar melhoram, e os benefícios aumentam assim por diante”, explica a oncologista.

Para saber de todas as vantagens que acontece após o fumo, a cartilha do grupo está disponível no www.eseeuparardefumar.com.br. No site também é possível calcular o que uma pessoa pode ganhar se parar de fumar levando em consideração a quantidade de maços de cigarro fumados por dia e o tempo que já tem o hábito.