Morningstar Sustainalytics afere “Risco Baixo” e posiciona instituição financeira cooperativa entre os 20 melhores do ranking de Bancos Diversificados do mundo em quesitos ambientais, sociais e de governança

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e atuação em todas as regiões do Brasil – recebeu nota 15,9 em avaliação da Morningstar Sustainalytics e é considerada empresa com “Risco Baixo” de sofrer impactos financeiros oriundos de fatores ESG. Com a chancela, o Sicredi figura entre os 20 melhores ‘Bancos Diversificados’ – dos 400 avaliados globalmente pela classificadora de risco ESG, em outubro de 2022. 

Entre as questões avaliadas, vale destacar o desempenho positivo do Sicredi na categoria Governança Corporativa, por seus indicadores de governança ESG, políticas de sustentabilidade e transparência fiscal, assim como por ser signatário do Pacto Global da ONU. A gestão de risco da instituição também foi bem avaliada pelo monitoramento de riscos sociais e ambientais, pela segurança e privacidade de dados, e pela utilização do padrão GRI na construção do seu Relatório de Sustentabilidade, proporcionando transparência na prestação de contas aos investidores e ao público em geral. Além disso, as questões ESG da empresa são supervisionadas pelo conselho de administração, o que sugere integração com seu plano de negócio. 

“Estamos muito satisfeitos com esse resultado. Pelo nosso modelo de atuação cooperativo, a temática ESG é algo que perpassa naturalmente nossas iniciativas e se apresenta de forma transversal na nossa estratégia. Atuamos todos os dias focados na construção de uma sociedade mais próspera e, nesse sentido, almejamos inspirar nossos associados a pensarem seus negócios e investimentos de forma cada vez mais sustentável”, diz Alexandre Barbosa, diretor executivo de Administração do Sicredi. 

Atuação local – “Em 2021, a Sicredi Recife instituiu o Comitê de Sustentabilidade, que desde então atua como um guia para o fortalecimento do nosso trabalho em favor do meio ambiente e do pacto global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também, no mesmo ano, nós conseguimos neutralizar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por meio do Projeto Buenos Aires, onde a proposta era substituição de lenha nativa como combustível por biomassa renovável em uma fábrica de cerâmicas localizada na cidade de mesmo nome na Zona da Mata pernambucana.” – comenta Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife.

Ainda segundo o Presidente da cooperativa financeira, em 2020, mesmo em meio a pandemia de coronavírus que afligiu o mundo, a Sicredi Recife não parou de trabalhar em favor das causas ambientais e, nesse mesmo ano, também foi destaque ao conseguir neutralizar 100% das emissões de GEE nas suas 8 agências espalhadas por 5 cidades do Estado. “Com a união em favor da causa conseguimos neutralizar 21 mil toneladas de gases de efeito estufa nacionalmente em todo o Sistema Sicredi. Ao sermos classificados no ranking como ‘Risco Baixo’ na classificação ESG e figurar entre  os 20 melhores bancos no quesito ambiental de todo o Globo, só reforça que estamos no caminho certo e que devemos cada vez mais promover ações e projetos que favoreçam ainda mais o meio ambiente e o nosso tão diverso ecossistema brasileiro, em destaque aqui para Pernambuco.” – diz Floriano Quintas. 

Rating ESG – Com uso de metodologia própria, baseada em padrões internacionais, a Morningstar Sustainalytics avaliou os fatores com maior probabilidade de impacto nas companhias, no meio ambiente ou nas operações da própria empresa – chamados de Material ESG Issues – nas dimensões de exposição, gestão e risco não gerenciado. Foram eles: Acesso aos Serviços Básicos, Contábil e Fiscal, Práticas Anticompetitivas, Suborno e Corrupção, Ética de Negócios, Impacto de Carbono dos Produtos, Privacidade e Segurança de Dados, Impacto Ambiental dos Produtos, Relações Trabalhistas, Lobby e Políticas Públicas, Práticas de Marketing, Qualidade e Segurança, Sanções, Impacto Social dos Produtos e Sociedade – Direitos Humanos. 

O rating de risco ESG da Morningstar Sustainalytics é absoluto, ou seja, comparável entre empresas de diferentes setores da economia e é classificado entre Irrelevante (melhor classificação) e Severo (pior).  

Comitê de Sustentabilidade Sicredi Recife – lançado em outubro de 2021, atualmente conta com a participação do Presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas, das Conselheiras de Administração, Albanita Correa e Bianca Duarte e dos representantes dos setores de Desenvolvimento do Cooperativismo, Comunicação e Marketing e Comercial UA Recife, Olinda, Paulista e Goiana, que tem como objetivo propor iniciativas que promovam a perenidade do negócio e a sustentabilidade da cooperativa.

Sobre a Sicredi Recife

A Sicredi Recife conta com mais de 17 mil associados e mais de 90 colaboradores. A instituição está presente nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Goiana, com uma rede de atendimento de 8 agências. A cooperativa financeira integra o Sistema Sicredi, que oferece mais de 120 anos de credibilidade e solidez aos mais de 6 milhões de associados. O Sistema tem presença nacional em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, com mais de 2.400 agências. 

Sobre o Sistema Sicredi

O Sistema Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.