A série “Diálogos Artísticos” aborda artes visuais, dança e música e será transmitida até esta sexta (29), sempre às 16h

O isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus impôs a necessidade de pensar em novos formatos para a disseminação da cultura. Na buscar de permanecer em contato com a sociedade, contribuindo com o debate cultural e o enriquecimento do saber, o Sesc Casa Amarela está realizando uma série de lives chamadas de Diálogos Artísticos. Artes visuais, dança e música estão entre as temáticas gerais abordadas, que buscam refletir como a arte pode contribuir neste período de quarentena. As lives estão programadas para acontecer até esta sexta-feira (29/05), sempre às 16h no Instagram.

Nesta quarta-feira (27), o tema é “A dança como recurso solitário no confinamento”, ministrada pela professora Nadja Maria, que irá abordar quais contribuições a dança pode oferecer a quem está em casa. Na quinta (28), a professora Fabiana Rocha vai falar sobre “Artes Visuais – ressignificação em períodos de isolamento”. Já na sexta (29), é a vez do professor Renato Cruz conversar sobre “O ensino coletivo de violão através de mídias virtuais: Processos e desafios para o educador musical”.  Todas as lives terão mediação do supervisor de cultura do Sesc Casa Amarela, Breno Fittipaldi.

De acordo com Breno, o objetivo das lives é fazer refletir não somente sobre a forma como a arte pode ser transmitida, mas o impacto emocional que ela tem, principalmente nesse período de pandemia. “Iremos abordar questões relacionadas ao ensino da arte, à arte como suporte emocional em tempos de pandemia/isolamento. Trabalharemos com conteúdos programáticos para utilização no tempo disponível de isolamento”, explica.

Breno Fittipaldi esclarece que os encontros não serão aulas propriamente ditas, mas debates abertos. “São ‘Diálogos Artísticos’, como o próprio nome da ação sugere, ou seja, uma conversa sobre o processo de ensino da arte, a função do arte-educador dentro do Sesc e várias questões em torno disso”, diz.

Neste período de isolamento, o Sesc tem promovido lives sobre cultura, lazer e outros temas a fim de contribuir para a adoção de hábitos saudáveis, reflexões sobre arte e outros debates. A programação pode ser encontrada no perfil do Sesc no Instagram @sescpe ou no site sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio, seguindo as orientações de isolamento social determinadas pelo Governo de Pernambuco, em razão da pandemia do novo coronavírus, está realizando seus trabalhos em regime home office. Ações das cinco áreas fins da instituição (Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde) estão sendo realizadas com o auxílio de plataformas digitais, que contribuem para que a interação não seja interrompida. Aulas gratuitas de Pré-Enem e cultura, além do conteúdo da Educação Infantil e Ensino Fundamental estão sendo transmitidos à distância, assim como dicas de leitura, atividades físicas, brincadeiras e jogos. Profissionais da saúde estão repassando informações educativas de prevenção e combate ao Covid-19 para o público infantil, jovem, adulto e idoso. Ao mesmo tempo, o Banco de Alimentos da instituição está em campanha, em todo o estado, para arrecadar cestas básicas, alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza e itens de higiene. Para conhecer mais sobre o Sesc e saber de novas decisões e determinações neste período de quarentena, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Lives de cultura

Data: 27, 28 e 29 de maio, às 16h

Instagram: @brenofittipaldi

Programação

Quarta – 27/05

“A dança como recurso solitário no confinamento”
Profa. Nadja Maria

Quinta – 28/05

“Artes Visuais – ressignificação em períodos de isolamento”

Profa. Fabiana Rocha

Sexta – 29/05

“O ensino coletivo de violão num ambiente virtual: Processos e desafios para o educador musical”
Prof. Renato Cruz

Mediação: Breno Fittipaldi