Saúde dos olhos: cegueira, como ser evitada?

Nesta quarta-feira (13) é lembrado o Dia do Cego. Saiba como evitar a doença

A cegueira pode acontecer de várias formas: por doenças, anomalias genéticas, intoxicação, anormalidades e lesões. Outro fator importante é que, ao longo dos anos, nosso organismo passa por diversas alterações que podem gerar deficiências na visão, como catarata, glaucoma e até mesmo a cegueira. Porém, pequenas práticas no dia a dia podem ajudar na prevenção da saúde dos olhos.

A oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina Ventura, listou cinco dicas simples que podem ajudar a manter a boa saúde da visão:

1. Mantenha seus exames de rotina em dia – visite frequentemente o oftalmologista, principalmente após os 40 anos.
2. Não fumar – O tabagismo está diretamente relacionado a muitos efeitos nocivos à saúde, incluindo a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
3. Alimentação equilibrada – Uma deficiência de vitaminas e minerais pode prejudicar e muito a função da retina.
4. Use óculos de sol – Óculos escuros bloqueiam os raios ultravioletas. Pode retardar o desenvolvimento de catarata e proteger os olhos da luz solar direta.
5. Equipamentos de proteção – a cegueira pode ocorrer por conta de acidentes de trabalhos ou esportes que apresentam perigo aos olhos. Então óculos com vedação lateral previnem fatalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *