Canção entrou para a Playlist Viral “Recife” do Spotfy e promete estar no Carnaval 2020
Pernambucano, dono de uma musicalidade única, Rafa Lira está dando o play na carreira solo em 2020. “Medo real” é o single escolhido para o ponta pé inicial e já mostrou que o cantor acertou em cheio. Com poucos dias do lançamento, a faixa já entrou para a Playlist Viral Recife do Spotfy, uma lista montada pelo app que sinaliza as mais ouvidas entre a sexta-feira e o sábado. A list propagou o single para milhares pessoas. A canção tem ritmo dançante, misturando Raggaeton, Sambaraggae e Swingueira, no refrão se mostra mais pernambucana impossível, com gírias locais, como “boyzinho oficial” e a temática pop do romance. A letra da música foi composta por Milla Bigio, percussionista da banda que acompanha Rafa.
O single é o primeiro de uma sequência de quatro músicas que serão lançadas ao longo do ano. Neste projeto estão junto com Rafa Lira o produtor musical Luccas Maia (Mamelungos), e Vinícius Barros, na mixagem e masterização. O trabalho mescla temas comuns à música pop com ritmos dançantes de veia afro-latina, muita percussão e malemolência. “As quatro faixas têm a mesma estética, mas misturam ritmos diferentes. ‘Medo real’ todo mundo já pode conferir em todas as plataformas. As que estão por vir vão ter que segurar a ansiedade, mas vou chegar com algo novo! Afoxé, axé, bachata, swingueira, baião…. Vamo quebrar tudo!”, explica Rafa Lira. ele.

O cantor começou na música aos 15 anos, em uma banda de pagode baiano e swingueira. A paixão pela música era tanta que quando a banda começou a tocar na noite do Recife, os pais dele precisavam assinar uma autorização por ele ser menor de idade. Cresceu, fez turnê, rodou o Nordeste. Fez parte da Ciranda de Maluco com samba rock e ritmos percussivos do estado. Tocava cavaquinho. Partiu então para dois projetos ao mesmo tempo: a Gambiarra, banda pop e de baile, e a Dirimbó, uma proposta underground, com ritmos latinos e pegada pernambucana. Com esta ele gravou um disco e circulou não só pelo Nordeste, mas Sudeste também. “Minha escola sempre foi o show, sempre foi ficar em cima do palco, mas no estúdio, gravando, que descobri meu lado produtor”, explica ele.

Em 2019 largou duas bandas para investir na carreira solo que começa em 2020. A proposta é juntar o lado pop com o suing percussivo. “Hoje eu tenho meu show que passa por vários ritmos da cultura popular e tenho muito da música negra, gosto da batucada! O repertório passa por uma lista de hits brasileiros em versões nesse mix de ritmos, agregando ainda o setlist autoral”.  Paralelo às produções de estúdios, Rafa Lira também está bombando nos palcos. Agora o cantor está com um novo show para o Carnaval. Quem quiser conferir de pertinho o trabalho, todos os domingos tem ensaio de Carnaval do RL (Rafa Lira) no Vaporetto, às 18h além do Bloco da Sander no dia 1 de fevereiro, bloco onde é a atração principal e faz uma apresentação épica. O show de Carnaval é repleto de clássicos brasileiros do samba, axé, frevo e outros hits.


https://www.youtube.com/watch?v=gDtOr1CTqI0