PREFEITURA DE JABOATÃO REALIZA EVENTO PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE SAÚDE AUDITIVA

Um relatório da Organização Mundial de Saúde mostrou, recentemente, que 360 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem com algum problema auditivo. No Brasil, esse número chega a cerca de 15 milhões. Diante de números tão alarmantes, é cada vez maior a necessidade de conscientizar a população para os cuidados com a saúde auditiva. Este é o objetivo do evento “Semana Comemorativa de Conscientização da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido”, que será realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaboatãodos Guararapes, nos próximos dias 24 e 27 de novembro, a partir das 9h, no auditório da Prefeitura (24/11) e na Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica (27/11).

Este será o primeiro evento realizado pela Secretaria com foco em Saúde Auditiva e abre a programação dos encontros pegando carona na campanha Novembro Laranja e abordando o tema Zumbido tem Cura?, apresentado pela fonoaudióloga especialista no assunto, Dra. Nathália Lins, da Menthel Aparelhos Auditivos. De acordo com a Coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria, Christiane Arcoverde, o objetivo é esclarecer à população sobre o sintoma e desmistificar o problema apresentando soluções para ele através dos tratamentos específicos.

A fonoaudióloga Nathália Lins explica que, na maioria dos casos, o zumbido é um alerta para os ouvidos. Aproximadamente, 94% dos pacientes com o sintoma apresentam algum grau de perda auditiva, mesmo a mais leve, onde ainda não se percebe a dificuldade no ouvir. “ Quando ele se manifesta de forma intensa, interfere diretamente na qualidade de vida do paciente, ocasionando irritabilidade constante, perda de concentração e do sono, além de afetar o humor, as relações pessoais e profissionais”, destaca Nathália. Através do uso de aparelho auditivo é possível amenizar até 90% do ruído, proporcionando melhora na saúde auditiva e, dessa forma, mais conforto e qualidade de vida. Segundo a especialista, o uso do aparelho auditivo contribui tanto para as questões do sintoma quanto da comunicação. “As novas tecnologias implementadas nos aparelhos auditivos proporcionam ao paciente uma escuta cada vez mais próxima da audição natural. E apesar da perda auditiva ser um problema irreversível, quanto melhor essa qualidade do som, menor é a tendência do problema progredir, podendo ser, inclusive, estagnado”, explica a fonoaudióloga.

SERVIÇO:
Encontro sobre saúde auditiva
Palestra: Zumbido tem Cura? Com dra. Nathália Lins
Realização: Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes
24 de novembro de 2017 – auditório da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Hora: A partir das 9h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *