O verão é a estação do ano mais propícia para a prevenção e tratamento de doenças crônicas, pois é quando o tempo colabora para a prática de exercícios, sejam eles ao ar livre ou em academias. Fazer atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas. 

Estudos já demonstraram a relação entre o nível de atividade física e a redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares. Inclusive, a prática regular de exercícios pode colaborar para a diminuição na quantidade de remédios ou até mesmo para deixar de tomá-los. Beneficia à saúde, principalmente se estiver relacionado a boa alimentação, ingestão de água e práticas saudáveis, como evitar o álcool e o fumo no dia a dia.

A angiologista e cirurgiã vascular Irlanda Cavalcanti ressalta que a prática de exercícios traz diferentes benefícios para o corpo, mas principalmente para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. “Uma pessoa que faz atividade física colabora diretamente para a sua saúde cardiovascular. Entre as suas vantagens estão a dilatação dos vasos sanguíneos durante o exercício, melhorando também a absorção de oxigênio no sangue e, com isso, reduzindo a tensão do sistema circulatório, o que faz a pressão diminuir”, explica.