O Porto Digital – reconhecido internacionalmente como um dos mais relevantes habitats de inovação da América Latina – e o Sebrae abriu, nesta quinta-feira (14), chamada para o Mind the Bizz, programa de apoio ao empreendedorismo inovador com oficinas, mentoria e coaching para startups durante 10 semanas. Para participar, os empreendedores interessados devem consultar a chamada e preencher o formulário de inscrição até o dia 10 de março.

O programa Mind the Bizz abrange startups e empreendimentos criativos que tenham o propósito de desenvolver inovação em produtos ou serviços nas áreas de Serviços, Cidades, Economia Criativa, Comércio, Indústria, Agronegócio, Serviços Públicos, Saúde, Finanças e Impacto Social. Ter pelo menos dois sócios ou fundadores – sendo um deles com formação ou experiência no setor de atuação do negócio – e garantir a dedicação de pelo menos 20 horas semanais na jornada de trabalho estão entre os pré-requisitos exigidos dos empreendedores.

Composto por duas etapas, o processo seletivo se divide em qualificação das propostas e o pitch day. No primeiro momento, serão avaliados cinco critérios – que vão de perfil e disponibilidade dos empreendedores a oportunidades de negócios e capital. Já na segunda fase, os projetos selecionados deverão ser apresentados durante até cinco minutos para uma comissão julgadora, que irá recomendar ou não a participação no Mind the Bizz. O resultado final será divulgado no dia 18 de março, com início do programa no dia 23 de março.

Como forma de dar oportunidade de novos acessos ao programa e garantir sua diversidade e pluralidade, até três startups estarão isentas de 80% da taxa de pagamento. Para se enquadrar, é necessário que toda equipe seja formada exclusivamente por mulheres ou pelo menos 60% da equipe seja de empreendedores com renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos.

No programa de qualificação de novos negócios, os empreendedores irão construir o Plano de Desenvolvimento do Negócio, que irá orientar o enfoque a ser dado nas capacitações e acompanhamentos (consultoria, coaching e mentoria) para inserir o negócio no mercado e buscar as condições para o seu desenvolvimento após o Mind the Bizz. O programa está baseado em metodologias apropriadas para o desenvolvimento de negócios inovadores, como o Business Model Canvas, Customer Development e Design Thinking.

Ecossistema de inovação do Porto Digital

Para apoiar o desenvolvimento de novos negócios inovadores, o Porto Digital conta com um conjunto de infraestruturas, serviços, projetos e programas de apoio que, disponibilizados às empresas e articulados com universidades, centros de pesquisa, organismos de fomento, instituições da esfera pública e parceiros privados.

Serviço

Chamada do Mind the Bizz

Inscrições: de 14/02 a 10/03

Pitch Day: 15/03/2019

Divulgação dos Projetos Selecionados: 18/03/2019

Início do Programa Mind the Bizz: 23/03/2019