Com maior coeficiente de atrito e resistência aos produtos de limpeza, a técnica revoluciona as coleções Hard do seu portfólio

Portinari, uma das principais marcas de revestimentos do Brasil, sempre se preocupou em levar segurança, qualidade e beleza nos seus produtos. Por isso, nos últimos anos ela vem pesquisando formas de inovar e atualizar suas tecnologias, buscando o bem-estar dos consumidores. Agora chegou a vez dos acabamentos antiderrapantes!

Em algumas das coleções, essa versão aparece para revestir áreas externas como piscinas, churrasqueiras, varandas e jardins, seja de casas ou ambientes comerciais. Para melhorar seu desempenho, ela tem um alto coeficiente de atrito, em outras palavras, um número que indica a maior ou menor resistência das superfícies ao deslizamento de objetos. Porém, isso atrapalhava a limpeza, principalmente em espaços com tráfego intenso que precisavam de processos mais profundos.

Assim, a marca percebeu a necessidade de procurar um tratamento inovador para os porcelanatos que resistisse aos produtos de higienização e ao tempo, sem perder o poder antiderrapante. A nova tecnologia surgiu como uma alternativa perfeita, mantendo seus índices em todos os testes realizados ao longo de dois anos.

Entre suas principais vantagens estão o aumento da resistência ao escorregamento, ao desgaste, risco e ataque químico, além de um melhor desempenho quanto a limpeza. Antes dela, as especificações do coeficiente de atrito da Portinari eram iguais ou maiores do que 0,5. Hoje esse índice chega a 0,7 ou mais!

Desde 2020, os lançamentos vêm recebendo essa técnica em suas versões Hard. Portanto, coleções como Ritual, Audaz, Palco, Boulevard, Sandstone, novidades da Expo Revestir 2022, já a carregam em sua fabricação. Outras linhas mais antigas, como a queridinha York, estão recebendo a atualização há alguns meses.

Para relembrar: a linha Ritual traz a natureza e o bem-estar para perto, permitindo a transição imperceptível entre os ambientes internos e externos dos projetos. Inspirada nas pedras vulcânicas, Audaz aposta em uma paleta mais intensa e profunda. Guiada pelo freixo americano, madeira nobre caracterizada pela suavidade e elegância, as peças da coleção Palco têm veios longitudinais e formato longilíneo.

Boulevard é formada por peças lisas marcadas pela textura primorosa: inicialmente homogênea e clean, ela vai se tornando mais rica quando observada de perto. Já a Sandstone evoca o arenito – rocha sedimentar composta principalmente por minerais de tamanho de areia ou grãos de rocha, em sua maioria quartzo –, seguindo a vertente do minimalismo natural. A York é um porcelanato neutro que tem o papel de harmonizar os ambientes, conferindo leveza.

Todos os produtos com o acabamento antiderrapante mantiveram a qualidade de outrora com algumas atualizações importantes em seu desempenho. Tudo para proporcionar conforto, praticidade e segurança para os espaços.

Sobre a Dexco  

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.