De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), houve um aumento de mortes domiciliares em todo o mundo


Com a pandemia do novo coronavírus, e o isolamento social, muitas pessoas estão com receio de procurar atendimento médico quando apresentam um problema de saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), houve um aumento de mortes domiciliares em todo o mundo, além de haver relatos de pacientes que chegam em estado grave ao serviço de urgência, por terem demorado a pedir socorro.

Com este “medo de sair de casa”, os portadores de fibromialgia são alguns dos que mais estão encontrando dificuldades. Mas, afinal, o que é fibromialgia? Segundo a fisioterapeuta Madalena Aureliano, a fibromialgia é uma doença crônica, auto-imune, que faz o paciente se queixar de várias dores. “É o que chamamos de paciente poliqueixoso. Ele tem dores diversas e difusas. Costumo dizer que é uma dor que ninguém vê, portanto ninguém crê”, diz a fisioterapeuta, que é diretora da FisioSerra, em Serra Talhada, Sertão pernambucano – certificada como uma das 13 melhores clínicas de fisioterapia do Brasil.

É preciso ter todo cuidado com a Covid-19, logicamente, mas as pessoas com fibromialgia e outras doenças não podem negligenciar a necessidade de atendimento médico. É preciso ter cautela para não trazer para si um quadro de saúde grave. “A maioria dos médicos está preparada e atendendo em seus consultórios, com a adoção de todas as medidas de segurança para prevenção da Covid-19”, afirma José Roberto Provenza, presidente da SBR.

Na FisioSerra, por exemplo, foram adotados critérios de biossegurança. “Criamos uma Comissão para Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o respaldo de um infectologista, que nos deu segurança para retomar os atendimentos. Além de ser individualizado, o paciente tem de volta sua fisioterapia aquática com toda segurança. Trabalhamos com máscara, proteção facial e toda estrutura da piscina é higienizada a cada atendimento”, pontua a diretora.

No caso da fibromialgia, Madalena Aureliano explica qual o tratamento mais adequado, e que está disponível na FisioSerra. “A escolha ouro da fisioterapia para o tratamento de fibromialgia é a fisioterapia aquática. Esse tipo de tratamento consegue fazer um trabalho globalizado no paciente que é poliqueixoso. A água da piscina, que é aquecida, vai levar à diminuição dessas dores e ao aumento da flexibilidade da musculatura. Com isso, o paciente tem diminuição de dor e ganhos funcionais motores importantes”, explica.

A clínica FisioSerra fica na Praça Barão do Pajeú, 940, centro de Serra Talhada. O telefone de contato é o (87) 3831-4343.