Mensagens de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e exposição estão na programação

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram como ainda precisamos lutar contra a doença. Para compartilhar informações e promover a conscientização sobre essa causa, o Plaza Shopping participa mais uma vez do Outubro Rosa, movimento internacional para o controle do câncer de mama. Este ano, com duas ações: usou as escadas que levam do Piso L1 para o L2 para chamar atenção do público e transmitir mensagens relativas à campanha. O local foi escolhido por ser um dos que tem maior circulação de pessoas no mall. De 7 a 14 de outubro, recebe a exposição da sétima edição do projeto “Guerreiras do Calendário”.

“A ativação da nossa escada repercutiu muito bem durante o Setembro Amarelo. Resolvemos transformar o local em mais um veículo de propagação de mensagens positivas e informações das causas que nós apoiamos e defendemos”, comentou Zuleica Lira, superintendente do Plaza Shopping. Ao longo dos degraus é possível conferir, degrau a degrau, o que deve ser feito para diagnosticar o câncer de mama precocemente, uma atitude de amor próprio e autocuidado: fazer o autoexame, conhecer o próprio corpo e, em caso de identificação de alguma alteração, procurar o médico imediatamente.

Já a exposição “Guerreiras do Calendário” será aberta ao público na quarta-feira (9/10), às 18h, no Piso L3, do Plaza Shopping. O projeto conta com a participação de 12 mulheres, todas vítimas do vítimas do câncer de mama. O público poderá conferir a exposição dos painéis com as imagens das participantes do projeto. Ao todo são 14 painéis, com tamanhos de 1,20m por 1m, e que ficam expostos até o dia 14 de outubro. No local também serão vendidos o Calendário, na versão de mesa, no valor de R$ 25,00 e canecas por R$ 25,00. Todo o dinheiro arrecadado será destinado para aquisição de um mamógrafo para Hospital Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE).

CÂNCER DE MAMA – Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Também é recomendado, independentemente da idade, que todas as mulheres conheçam melhor o seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.


Um médico deve ser procurado caso os seguintes sinais surgirem: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.