De acordo com estudo da MindMiners encomendado pela Duas Rodas, napolitano e flocos são as opções prediletas, mas consumidores gostariam de encontrar mais sabores e pedaços de frutas brasileiras e de sobremesas nos produtos

O sorvete ocupa um lugar afetivo no cotidiano dos brasileiros e é frequentemente associado a momentos de descontração, lazer e proximidade com os amigos e familiares. Essa é apenas uma das conclusões da pesquisa que traça o perfil dos consumidores de sorvete no país, encomendada pela Duas Rodas, líder nacional na fabricação de ingredientes para sorvetes com as marcas Selecta e Specialitá.

Realizada pela MindMiners, a pesquisa ouviu mais de mil homens e mulheres, acima de 16 anos, das classes ABC de todo o Brasil entre os meses de março e abril de 2022 e identificou que supermercados (76%) e sorveterias (73%) são os principais canais de compra. Delivery próprio de sorveterias e aplicativos de entregas ficaram por último no ranking de preferência dos consumidores com 19% e 18%, respectivamente.

O levantamento confirmou que o sabor é o que mais impacta na decisão de compra de um sorvete, seguido pelo preço. E, mesmo com napolitano e flocos despontarem como os prediletos, seguidos pelo chocolate ao leite e creme, os brasileiros citaram que consomem regularmente uma média de 6 a 7 sabores.

“Pela relação afetiva que brasileiro tem com o sorvete no seu cotidiano, consumindo preferencialmente como sobremesa, quando sai para passear, quando recebe amigos e familiares ou mesmo em festas e datas comemorativas, ele está aberto a novidades e experimentação. O que justifica o principal gap identificado pela pesquisa: a dificuldade em encontrar variedade de sabores no varejo, em contraste com as opções diferenciadas oferecidas nas sorveterias”, explica Paulo Mokarzel, Diretor de Marketing da Duas Rodas.

Apesar de ser o principal canal de compra, existe a percepção de que há limitação na oferta de variedade de sabores da categoria nos supermercados, que focam principalmente nos tradicionais. Os consumidores sinalizaram que gostariam de encontrar mais opções de sabores, além de produtos com adicionais como pedaços reais de frutas, chocolate, brownie, por exemplo.

“Não à toa, além de sabores diferenciados – frutas exóticas, de sobremesas como cheesecake etc. -, os acompanhamentos ganharam destaque. Ou seja, a tendência é que cada vez mais ganhem espaço entre os consumidores as embalagens em que o sorvete vem acompanhado de outros doces, como petit gateau, brownie e tortas, oferecendo mais praticidade e sensação em um único produto”, acrescenta.

Os destaques da pesquisa foram apresentados pela Duas Rodas, na semana passada, durante a Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022, principal evento do setor de alimentação fora do lar, que conecta compradores e fornecedores com o objetivo de fomentar e fortalecer a evolução do mercado. As marcas Specialitá e Selecta lançaram 13 lançamentos em produtos para o segmento de sorvetes para esta temporada. Os destaques ficam por conta da coleção que traz as cores do Brasil e a linha Pasta Chocolat com dois sabores exclusivos: Floresta Negra e Flocos Coloridos.

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 40 países, a Duas Rodas atua há 96 anos na fabricação de aromas e ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), três na América Latina (Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.