Parque Histórico Nacional Monte dos Guararapes

Crédito: Jessé Rusley

O Parque Histórico Nacional dos Guararapes, localizado no Município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, Pernambuco. No seu interior estão localizados os Montes Guararapes, tombados em 1965 pelo Presidente Castelo Branco, palco das batalhas decisivas travadas entre luso-brasileiros e holandeses, na Guerra da Restauração Pernambucana.

Este slideshow necessita de JavaScript.


O Parque tem uma área total de 363 ha. O relevo acidentado, é formado por três elevações, denominados Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura (Montes Guararapes). No Morro da Ferradura está situada a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, que se destaca na paisagem, onde estão os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis da Insurreição Pernambucana.

Crédito: Mari Rusley
Foi considerado Parque Histórico Nacional em 1971, pelo IPHAN. O seu entorno é marcado por excelentes mirantes da praia, de Jaboatão e da cidade do Recife. Tem um espaço principal, onde o visitante pode observar uma maquete do Parque, com simulação das batalhas ocorridas e painéis explicativos. Esse espaço dispõe de sanitário em bom estado de limpeza.

Todos os anos, realiza-se na primeira segunda-feira após a Páscoa, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, conhecida como Festa da Pitomba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *