Empenas de concreto, monumentos históricos e paredes urbanas, de diversas cidades do Brasil foram iluminadas com as cores do arco-íris, na noite do último domingo (28), com a primeira edição do #ParadaNasParedes, ação do Coletivo Projetemos em parceria com o DragTherapy eGoma Oficina. A manifestção celebrou o dia do Orgulho LGBTQIA+, reivindicando direitos de cidadania para a comunidade, através de projeções realizadas em Recife, São Paulo, Brasília, Salvador e diversas outras cidades do país.

O Brasil lidera o ranking mundial de violência LGBTfóbica e este ano, caiu no ranking que mede a paz no mundo, o que pode agravar ainda mais os casos de intolerância e violência.

“A #ParadaNasParedes é fé no amor e contra a homofobia. Unimos designers, drags, artistas e projecionistas para reivindicar respeito e celebrar essa data com orgulho, arte e sem precisar sair para as ruas”, conta o VJ Mozart Santos, co-fundador do Coletivo Projetemos. Vídeos, fotos e palavras como orgulho, democracia, respeito, direitos, e mais amor, foram projetadas pelo Coletivo.

Diversos artistas drags contribuíram com a manifestação enviando vídeos que se transformaram em uma grande sessão de #MontaçãoEmMassa, que foi transmitida e projetada ao vivo nas cidades.

“Fazer drag é uma via de escapismo essencial para uma comunidade que rompe diariamente com as normas impostas pela sociedade e sofre as repercussões dentro da família, do trabalho, dos espaços públicos e até no uso do banheiro. Para quem continua se montando em casa, não poder levar sua drag pronta para a rua, pode criar uma frustração anticlimática e abatida. Assim, a #ParadaNasParedes serviu como grande respiro para Drag Queens e Drag Kings que estavam se sentindo confinadas dentro de casa e se viram projetadas ao ar livre, em escala monumental”, comenta Mitch, do DragTherapy.

A ação contou com produção da Drag Queen Abba Cashier, de Paula Marujo e Flávio Franzosi. 

Sobre o Projetemos

Idealizado pelo VJ Mozart Santos, pelo VJ Felipe Spencere pela cientista política Bruna Rosa, o Projetemos é um grupo de VJs do mundo inteiro que vem mobilizando a população em uma ação coordenada de conscientização e informação contra a pandemia do novo coronavírus, destacando a importância do isolamento social, higienização, cuidado com os idosos e da empatia. 

Através da arte e da tecnologia, centenas de Vídeo Jockeys levam esclarecimentos em países da Europa, Ásia e América do Sul, por meio de projeções que acontecem em janelas de prédios, fachadas e paisagens urbanas, todos os dias, pontualmente, às 20h, desde o início da pandemia. 

Sobre o DragTherapy

DragTherapy.org é uma plataforma destinada a pesquisar, experimentar e promover o uso da arte drag para fins terapêuticos.

Sobre a Oficina Goma

Coletivo interdisciplinar de arquitetos, designers, fotógrafos, produtores e educadores que atua desde 2010 em São Paulo. O grupo já integrou as Bienais de Arquitetura de Veneza, São Paulo e Assunção, de design em Madrid, Caracas e São Paulo. Recebeu o prêmio APCA em pesquisa e difusão em arquitetura em 2019 e no mesmo ano lançou seu primeiro livro “Arquitecturas Contemporáneas en Paraguay“./ gomaoficina.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *