Atendimento ocorre com recomendação médica

A fisioterapia, principalmente a respiratória, desempenha um importante papel mediante os sintomas da Covid-19 com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados por esta doença. Em Olinda, núcleos de fisioterapia têm atendido a população, tanto via teleatendimento como, em casos mais sérios, presenciais. 
Atualmente, as unidades de saúde de Águas Compridas e Ouro Preto fazem avaliações e determinam os tratamentos fisioterápicos, sempre com encaminhamento do médico. 
“Estamos com esse serviço desde o início da pandemia. No momento, estamos fazendo algumas reavaliações, em contatos presenciais. Mas não só pela sintomatologia do vírus em si, e sim também pela dor”, disse a fisioterapeuta da rede municipal, Camila Matias.
A especialista lembra ainda que, pelo coronavírus comprometer principalmente as funções respiratórias, a fisioterapia desempenha um papel fundamental entre os pacientes já infectados. O profissional atua de várias formas para trazer um conforto para o paciente que está acamado e para acelerar a recuperação a sua recuperação.
“Os pacientes que não tiveram uma melhora razoável, mesmo com o teleatendimento, através de vídeos ou uma conduta mais específica, aí voltamos para o presencial, com horário marcado e todas as preocupações de higienização contra o coronavírus”, acrescentou Camila.
Os telefones de contato das equipes de fisioterapia de Olinda são 3429-5902 ou 3431-6785.