O charme das sobremesas regionais

Conheça as iguarias que fazem parte do patrimônio cultural de Pernambuco

Pernambuco é um estado conhecido por ser multicultural. Diversos aspectos da cultura se destacam pela autenticidade. E uma das características mais conhecidas é a culinária do Estado, referência em sabores e temperos, rica e valorizada no Brasil. As sobremesas marcam o paladar por serem diferentes e promover uma mistura de sabor. Algumas receitas são tão antigas e tradicionais que já se tornaram até patrimônio cultural do País. Por isso, trouxemos algumas dicas de onde saborear as iguarias típicas do Estado, para mostrar que, apesar da quantidade imensa de receitas estrangeiras que fazem parte do nosso dia a dia, os pratos regionais têm sim o seu charme e conquistam até o mais exigente dos paladares. Confira!

– Bolo de rolo: Considerado patrimônio cultural e imaterial de Pernambucano, esse tipo especial de rocambole, feito com camadas finíssimas de pão-de-ló e recheio de goiabada é tão popular que tem a sua receita protegida, conservada e valorizada devido à sua importância história, cultural e gastronômica para o país. De sabor único, ele é feito em praticamente todos os estados do Nordeste, mas o original pernambucano tem características diferentes tanto no sabor quanto na maneira de fazer, o que faz com que turistas de todo o Brasil encomendem o doce em terras pernambucanas. No Villa Bistrô, a iguaria aparece servida com queijo coalho, sorvete de creme e calda de goiaba, o que deixa essa sobremesa tão querida ainda mais saborosa.

Bolo de Rolo do Villa – Crédito Dilvugação

– Cartola: Outro prato considerado patrimônio cultural imaterial de Pernambuco, a cartola carrega um pouco da cultura indígena, portuguesa e africana e é uma das sobremesas mais tradicionais do estado. Feita com banana madura, queijo manteiga, açúcar e canela, no Beijupirá do Empório Gourmet, ela recebe ainda mais uma camada de sabor: duas bolas de sorvete de creme. Não é à tôa que o prato leva o nome de “Cartola dos Deuses”, o sabor faz qualquer um achar que a sobremesa é, realmente, de outro mundo.

Cartola de Deus – Foto Thaís Carvalho

You May Also Like