Ferramenta busca disponibilizar informação de forma acessível para gerar conhecimento e mobilização pela conservação da floresta 

Natura, Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab se uniram para lançar a plataforma PlenaMata, que monitora em tempo real o desmatamento na Amazônia. A ferramenta apresenta um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de informações atualizadas diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos, inclusive com recortes territoriais. O objetivo é chamar a atenção para a urgência do tema e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta. Segundo dados do PRODES/INPE, o desmatamento já atingiu quase 20% da Amazônia brasileira desde o início da série histórica, em 1988. 

Levantamento disponível na plataforma PlenaMata contabilizou que, apenas no ano de 2020, a área desmatada chegou a 1 milhão de hectares.  Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, explica que o cenário preocupante foi intensificado nos últimos 30 anos, mas a taxa de desmatamento tem crescido ainda mais expressivamente desde 2017. “Se continuarmos assim, vamos afetar os mecanismos de autopreservação da floresta, como a reciclagem da água para produção de chuvas”, ressalta.  “Por isso é indispensável engajar o setor público e setor privado, bem como a sociedade civil, ao oferecer uma ferramenta acessível para apoiar a articulação coletiva contra o desmatamento e pelo fortalecimento de iniciativas bem-sucedidas de conservação e regeneração”, comenta. 

O PlenaMata reúne também conteúdos informativos sobre uso sustentável do bioma. A diretora global de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, destaca que a proposta é, além de evidenciar o problema do desmatamento, compartilhar soluções que promovam a chamada bioeconomia, baseada na manutenção da floresta em pé. “É imprescindível mudar a lógica de desenvolvimento da região amazônica. Modelos ligados à bioeconomia comprovam que, por meio da união entre ciência e conhecimento tradicional, é possível conciliar desenvolvimento econômico com progresso socioambiental”, afirma. A executiva lembra que a Amazônia têm ainda participação pequena no mercado mundial de cadeias da sociobiodiversidade, que gira U$175 bilhões por ano.

O conteúdo editorial do PlenaMata será produzido em parceria com o InfoAmazonia. As informações da plataforma poderão ser replicadas por outros veículos de comunicação, desde que citada a fonte. “A união de dados e histórias localizadas geograficamente, produzidas por diferentes meios parceiros, vai permitir que um público amplo tenha acesso facilitado e contextualizado sobre os temas que tocam a maior floresta tropical do mundo”, diz Juliana Mori, diretora editorial do InfoAmazonia.

Disponível em português e inglês, o PlenaMata pode ser acessado em http://plenamata.eco/. Na etapa de lançamento, a plataforma tem como foco o monitoramento da Amazônia legal brasileira, que representa cerca de 60% do bioma.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre Map Biomas

O Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de uso e cobertura da terra do Brasil.

Sobre InfoAmazonia

InfoAmazonia é um meio jornalístico criado em 2012, dedicado à cobertura dos principais temas socioambientais da região amazônica brasileira e dos nove países da região. A cobertura jornalística do InfoAmazonia é pautada pelo uso de dados e mapas para contar histórias através do geojornalismo, inovando na forma de reportar, em colaboração de investigação e republicação com outros meios de comunicação nacionais e internacionais.

Sobre Hacklab

Empresa de tecnologia que cria soluções digitais para a construção de uma sociedade mais transparente e consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *