Museu do Mamulengo inicia produção de catálogo com mais de 300 peças

Acervo do espaço é formado por obras de artistas pernambucanos

O Museu do Mamulengo Espaço Tiridá está de endereço novo. Após a reinauguração do Mercado Eufrásio Barbosa, o museu, antes localizado na Rua de São Bento, agora ocupa uma área no espaço cultural reinstaurado. O primeiro museu de mamulengo da América Latina, que é administrado pela Prefeitura de Olinda, reúne acervos de mestres de Pernambuco. Atualmente estão expostas mais de 300 obras de artistas do Estado, como Mestre Ginu, Mestre Solón e Mestre Salustiano.

 

 

Depois de 25 anos o museu está catalogando e restaurando todo o acervo, em parceria com a fotógrafa Valéria Gomes que vem registrando e documentando as peças semanalmente. Para a fotógrafa é um prazer registrar a exposição do museu. “Além de servir como um catálogo para o local é uma forma de não deixar a arte esquecida, mas sim eternizada. Partiu de uma vontade própria de fotografar e preservar a memória do museu. Vamos lançar o catálogo em dezembro do próximo ano, quando o museu completa 25 anos de muita cultura” pontuou.

 

 

Diretor do local, o professor Luciano Borges enfatiza que o espaço está aberto para parcerias afetivas. “Precisamos de patrocinadores que queiram atuar por meio de parceria. Nossos recursos estão voltados para preservação do acervo, mas estamos à disposição para receber trabalhos de forma afetiva, que beneficiem o museu e a população que vem nos visitar”, contou. Luciano ainda destacou o trabalho realizado para restauração das peças. “A madeira usada pelos artesãos, o mulungu, é leve, tem todo um teor religioso, mas precisa sempre estar conservadndo, assim como os tecidos e pinturas das peças. Trabalhamos constantemente nisso, mas quando vemos que a restauração é mais trabalhosa, mandamos para o laboratório de restauração da Secretaria de Patrimônio da cidade”, pontuou.

 

 

VISITAÇÃO – Aberto para visitação de terça-feira aos sábados, das 9h às 17h, o Museu do Mamulengo Espaço Tiridá, que funciona no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, recebe instituições de ensino para oferecer ao público infantil, jovens e adultos uma aula cultural. Para entrar em contato com o espaço basta mandar um e-mail para museu.mamulengo@hotmail.com ou enviar uma mensagem através do Instagram @museu.mamulengo

Em 21 de setembro o Espaço Tiridá integra a primavera dos museus, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com atividades culturais, oficinas de fotografia e shows acústicos, tudo divulgado pelas redes sociais do local.