O historiador Marcel Tonini, um dos curadores da mostra, apresenta dados históricos sobre o goleiro e entrevista sua filha adotiva Tereza Borba, que cedeu o acervo pessoal do camisa 1 para o museu

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizará na próxima terça-feira (24), às 12h, uma live no Instagram com o historiador Marcel Tonini, um dos curadores da exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, e a filha adotiva do goleiro, Tereza Borba, que irá compartilhar com o público suas memórias sobre o ídolo do Vasco que completaria 100 anos em 2021.

O bate-papo faz parte da programação cultural da exposição, que homenageia os 150 anos da posição de goleiro e conta a vida e a trajetória de Barbosa, um dos mais importantes camisas 1 do Brasil, sob outra perspectiva.

Barbosa foi vice-campeão mundial na Copa de 1950 e campeão sul-americano em 1949 defendendo a Seleção Brasileira. Com a camisa do Vasco da Gama, também conquistou o continente em 1948, além de seis títulos estaduais entre 1945 e 1958. Sua carreira foi muito maior do que sua passagem pela Seleção na derrota da final da Copa de 1950, no Maracanã, pela qual foi unicamente lembrado por muitas décadas e injustamente responsabilizado.

O bate-papo será transmitido pelo Instagram do Museu do Futebol (@museudofutebol). A exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”ficará em cartaz até o dia 21 de novembro.

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

PATROCÍNIO E APOIO

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil, Pinheiro Neto Advogados, Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.