Equipamento cultural, que fica no Sesc, foi revitalizado. Agora, as visitações incluem também ida a outros espaços da unidade

Já está aberto para visitação o Museu de Arte Sacra de Goiana (MASG). O equipamento cultural, que fica no Sesc Ler Goiana, reabre com peças sacras e traz outras novidades. Entre elas, a inauguração da Galeria Zé do Carmo, uma homenagem ao artesão da cidade, que também está com trabalhos expostos no local.

Fundado em 1950 e inaugurado no Sesc em 2013, o MASG foi requalificado. A estrutura foi revitalizada, ganhou nova iluminação, sala para projeção de materiais educativos e formações, além da reorganização do acervo, pertencente à Diocese de Nazaré da Mata, remanescentes do antigo Museu de Arte Sacra de Goiana. Elas estão sob a salvaguarda do Sesc desde 2013, através de convênio firmado entre as instituições, por um período de 30 anos.

Além do aspecto da fruição, a proposta do novo MASG envolve a parte da formação. Isso porque o espaço mantém uma escola de restauro. “Nela, a comunidade interessada pode se formar na arte do restauro e garantir a sobrevivência dessas e de outras peças que compõem o patrimônio do município e de outras localidades, preservando a cultura e gerando renda”, explica Rudimar Constâncio, gerente de Cultura do Sesc Pernambuco.

O roteiro da visitação inclui ida à nova galeria, que agora ocupa o primeiro andar. O espaço homenageia o famoso artesão local, que era Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ainda na visita, as pessoas terão acesso à biblioteca do Sesc, no térreo. O equipamento passou por mudança estrutural, trazendo a cultura geek como uma das novidades, junto com a literatura popular de cordel, unindo o contemporâneo e o tradicional.

Turismo – Em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo, o Museu entrou no mapa do turismo religioso da cidade, que conta com oito igrejas tombadas. A ideia é que grupos de turistas vivenciem, com preço simbólico, um dia no local, e possam participar de oficinas de vivência de expressões locais, como artesanato, caboclinho e maracatu. Além disso, vai oferecer a grupos escolares mediações educativas gratuitamente.

Serviço: Museu de Arte Sacra de Goiana

Dias: segunda a sexta-feira, das 9h às 12 e das 13h às 16h

Entrada: R$ 10, mas escolas municipais e estaduais têm acesso gratuito mediante agendamento

Roteiro: inclui visita ao Museu, Galeria e Biblioteca

Informações: 3626.8421