Cantora paulistana também retorna ao Recife dia 31 de agosto, no mesmo Teatro, iniciando no Nordeste a turnê de shows do seu novo trabalho, o cd Caipira

A renomada cantora paulistana Mônica Salmaso vem ao  Recife nesta próxima semana como convidada especial do Conservatório Pernambucano de Música para ser a solista, de um grande  concerto comemorativo dos 89 anos da instituição, que acontece na quarta-feira (07), às 20h, no Teatro Santa Isabel.  No final do mês, no dia 31 de agosto, às 21h, Mônica regressa à cidade e ao mesmo Teatro, para iniciar no Nordeste, a turnê de shows que marcam o lançamento do seu novo trabalho, o cd Caipira.  

O Concerto de aniversário dos 89 anos do Conservatório Pernambucano de Música terá a regência do maestro José Renato Accioly que é professor do Conservatório Pernambucano desde 1987. Na ocasião, a Orquestra de Câmara de Pernambuco e os convidados, como a Mônica Salmaso  e o pianista, regente e compositor Nelson Ayres, apresentarão um repertório que vai desde Villa-Lobos à Ernesto Nazareth, incluído composições do próprio Nelson Ayres, Chico Buarque, Guinga e Tom Jobim. Os ingressos para o evento poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro Santa Isabel, uma hora antes do Concerto.

SERVIÇO:

Concerto de 89 anos do Conservatório Pernambuco de Música

Local: Teatro de Santa Isabel

Horário: 20h00

Ingressos: Retirada gratuita na bilheteria do Teatro uma hora antes do evento.

PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos                                                                          Bachianas Brasileiras n.º 2 *

                                                                                                         IV. Toccata (O trenzinho do caipira)

Heitor Villa-Lobos                                                                         Bachianas n.º 4

III. Ária (Cantiga)

Nelson Ayres                                                                                  Perto do Coração

Heitor Villa Lobos                                                                          Melodia Sentimental

Edu Lobo e Chico Buarque                                                          Ciranda da Bailarina  

A. C. Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes                   Olha Maria  

Nelson Ayres                                                                                  Noite

Nelson Ayres                                                                                  Veranico de Maio

A.C. Jobim e Vinícius de Moraes                                                 Chora Coração

Guinga e Paulo César Pinheiro                                                    Bolero de Satã

Guinga e Paulo César Pinheiro                                                    Procissão da Padroeira **

A.C. Jobim e Vinícius de Moraes                                                 Derradeira Primavera

Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes                                    Odeon  

ORQUESTRA DE CÂMARA DE PERNAMBUCO  

Regência: José Renato Accioly  

Fundada em 2011, a Orquestra de Câmara de Pernambuco – OCPE – é um grupo reconhecido no Estado principalmente pelo diálogo com os vários universos da música, transitando entre música de Câmara, música popular brasileira, música antiga e óperas, ousando no repertório e nos encontros com solistas de diversos instrumentos. A OCPE visa a difusão da música de câmara e estimula novos compositores pernambucanos além de investir também na formação de plateia através de concertos-aula.

NELSON AYRES (Piano)

Apesar de sua postura sempre discreta, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres é amplamente reconhecido como umas das personalidades mais importantes da musica instrumental brasileira contemporânea, um constante inovador.

Durante dez anos foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, e o principal responsável por seu enorme sucesso. Tem regido freqüentemente outras orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a prestigiosa Orquestra Filarmônica de Israel.

Como pianista, pode ser encontrado liderando a Nelson Ayres Big Band, dividindo o palco com Monica Salmaso, ou continuando a trajetória que vem desde 1978 do prestigioso quinteto instrumental Pau Brasil. Com o CD Villa Lobos Superstar o grupo conquistou os títulos de Melhor CD e Melhor Grupo Instrumental no Prêmio da Música Brasileira 2013.

MÔNICA SALMASO  (Canto )

Nascida em São Paulo em 1971, gravou seu primeiro cd em 1995 “Afro-Sambas”, com o violonista Paulo Bellinati. Por este trabalho, foi indicada para o Prêmio Sharp em 1997 como Revelação na categoria MPB. Em 1998 lançou o CD “Trampolim” e venceu o Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal. Gravou em 99 seu terceiro CD “Voadeira. Na edição de 4 de fevereiro de 2002 do “The New York Times”, o crítico Jon Pareles coloca Mônica Salmaso como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira.

Em 2004 lançou seu quarto CD “Iaiá, pela Biscoito Fino. Participou do CD “Carioca” de Chico Buarque. Seu CD “Noites de gala, samba na rua”, com músicas de Chico Buarque e participação especial do grupo Pau Brasil, foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Fez durante o ano de 2008 uma turnê pelo Brasil, Esta turnê gerou o DVD e o CD “Noites de gala, samba na rua” ao vivo.Com “Alma Lírica Brasileira” recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira – Categoria Melhor Cantora MPB. E em 2013 o DVD deste mesmo trabalho, dirigido por Walter Carvalho, recebeu o 24º Prêmio da Música Brasileira – Melhor DVD, com show de lançamento realizado no Auditório do Ibirapuera no mesmo ano. Com este concerto, se apresentou em Lisboa, Paris, Bruxelas e Canadá .

Ainda em 2013 participou dos shows e DVD em homenagem aos 70 Anos de Edu Lobo, ao lado de Chico Buarque e Maria Bethânia. Seu penúltimo cd Corpo de Baile com músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro recebeu quatro indicações do Prêmio da Música e conquistou os prêmios de melhor cantora MPB e melhor canção. Com este trabalho realizou turnê pelo Brasil entre 2015 e 2017. Seu último álbum Caipira recebeu o Prêmio da Musica Brasileira como melhor disco e melhor cantora na categoria Regional. Mônica tem sido convidada frequentemente a participar de Festivais nos Estados Unidos e Europa e acaba de realizar uma turnê pelo Japão, com todas as salas de concerto lotadas,  ao lado do compositor Guinga.